Conhecido pela sua personalidade excêntrica e pela série NieR, Yoko Taro diz que os seus projetos continuam a ser cancelados, mas está tudo bem porque continua a ser pago pelo trabalho.
Onde anda um novo NieR? Ou até o regresso de Drakengard? Os fãs não sabem e Yoko Taro, criador e diretor destas séries, também não se descose, mas veio recentemente tranquilizar os seus fãs que tem estado a trabalhar em vários projetos, apesar de achar que o mundo não acredita nele.
Durante uma conferência na G-CON 2025, a Coreia do Sul, em conversa com o seu amigo e colega de profissão, Hideki Kamiya – que fundou o estúdio Clovers e que está a trabalhar na aguardada sequela de Ōkami -, Yoko Taro não se dirige diretamente aos fãs, limitando-se apenas a refletir sobre o que está atualmente a fazer e em que condições.
Yoko começa por refletir na perceção pública do seu trabalho, de que o “mundo lá fora” acha que ele não tem feito nada, mas há uma justificação válida para isso. “As pessoas dizem muitas vezes coisas como ‘porque é que não estás a fazer uma sequela de NieR?’ ou ‘O Yoko não está a fazer nada’, mas no fim de contas tem havido muitos projetos que foram parados a meio.”
Yoko Taro não refere que projetos são, ou se algum realmente está ligado à série NieR, no entanto, o produtor não parece estar desconfortável ou triste com os seus planos, continuando: “Portanto eu tenho trabalhado, mas (os jogos) simplesmente não saíram para o mundo. E desde que eu seja pago, pessoalmente não é um problema, mas porque nada saiu, da ideia que não tenho estado a trabalhar.”
Adicionalmente, Yoko Taro deixa também uma reflexão importante e algo que os fãs poderão compreender. “Não tenho qualquer sentimento negativo quanto a isso, porque eu acho que é melhor não lançar nada do que colocar tudo em algo estranho ou que não é lá muito bom.” Uma resposta sincera que entre linhas também se pode ler como uma forma de Yoko Taro ainda estar à procura da melhor maneira de abordar as suas adoradas séries, ou até projetos completamente novos.
Apesar da falta de novidades de novos jogos de Yoko Taro, nos últimos dois anos foram vários os momentos que alimentaram as expectativas de um novo NieR. Em fevereiro de 2024, durante os concertos da NieR:Orchestra, foi apresentada uma mensagem ao público alusiva à possibilidade de um NieR 3 e, mais tarde, Yosuke Saito produtor da série afirmou que a Square Enix já se reuniu consigo, Yoko Taro e o compositor Keiichi Okabe para produzirem algo que “Pode ser NieR, pode não ser NieR.”
