A marca pretende focar-se no comércio eletrónico, embora existam planos para abrir lojas próprias.
A notícia foi avançada pelo jornal espanhol El País esta quarta-feira e tem causado surpresa. A New Balance, que vende ténis, vestuário, acessórios e outras coisas mais orientadas para um estilo de vida desportivo, vai encerrar todas as lojas físicas existentes em Portugal e Espanha.
Tal deve-se a problemas de pagamento por parte da Experience, empresa que tem vindo a gerir as lojas físicas da marca desportiva norte-americana. Na verdade, o Experience Group tem uma dívida superior a seis milhões de euros, montante que começou a ser acumulado desde 2019.
Com isto, a New Balance decidiu não estender o contrato que mantinha com a retalhista, indo expirar já amanhã, 31 de dezembro de 2021. De momento, o foco será no online.
Em Portugal, a marca tem lojas em Lisboa, Porto, Alcochete, Faro e Vila do Conde. De acordo com o Jornal de Negócios, os espaços vão encerrar em definitivo a 19 de janeiro. E como é habitual, com o fecho de lojas vem o período de liquidação dos produtos: no próximo mês, as lojas vão estar com descontos que vão até aos 70%.
A pior parte desta notícia é mesmo o despedimento de trabalhadores. Em Espanha, cerca de 250 colaboradores vão ficar desempregados. Por cá, não se sabe ao certo quantos trabalhadores vão ser dispensados.
Porém, e apesar deste encerramento, a New Balance tem o objetivo de abrir lojas próprias em Portugal e Espanha já em 2022, mas por enquanto os detalhes são escassos.