A luta da gigante do streaming para acabar com a partilha de passwords continua.
No início deste mês surgiu uma nova política na partilha de contas da Netflix, mas iria afetar apenas o mercado americano. A repercussão foi tanta, e foi tão mal aceite, que rapidamente a gigante do streaming se apressou a corrigir o “erro” e a garantir que nada iria mudar.
Afinal, parece que, mais uma vez, mudaram de ideias.
A partir de hoje, 8 de fevereiro, as contas em vários países, incluindo Portugal, estão sob regras novas para prevenir a partilha de contas de forma menos legal. Tudo indica que, durante mês do amor, a Netflix deixou de considerar partilhar uma password um ato romântico, como fazia há cerca de 6 anos.
O que muda a partir de hoje?
“Chegou agora o momento de alargar a implementação desta funcionalidade, já a partir de hoje, a outros países como o Canadá, a Nova Zelândia, Portugal e Espanha“, informa a plataforma de streaming em comunicado.
A funcionalidade referida prevê a configuração de uma localização principal, nomeadamente a residência onde vive o criador da conta. A localização escolhida fará com que logins fora da mesma sejam mais controlados, mas é explicado que “os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor“, ao contrário do que tinha sido falado no início do mês.
Com estas novas regras, surge a opção de comprar uma opção de membro adicional nos planos Standard e Premium. Os membros com um destes planos podem adicionar até duas contas secundárias de membro adicional, para pessoas fora da sua localização principal.
Ao certo, isso significa que qualquer membro “extra” aos previstos no plano respetivo terão um preço: 3,99€ por pessoa, por mês. Cada membro adicional terá o seu próprio perfil, recomendações personalizadas, dados de início de sessão e password.
As pessoas que, de momento, sejam membro adicional de uma conta Netflix, podem transferir o seu perfil para uma nova conta “cuja adesão seja paga por elas, mantendo as respetivas recomendações personalizadas, o histórico de visualização, A Minha Lista, os jogos guardados, e muito mais“, algo que já tinha sido anunciado em outubro e que indicava que havia alterações no horizonte.
Recentemente, várias têm sido as queixas dos utilizadores um pouco por tudo o mundo devido ao aumento dos preços e aos cancelamentos de séries com uma grande base de fãs. Nas redes sociais têm existido apelos a boicotes à plataforma, que tem vindo a perder milhares de utilizadores nos últimos meses.
No entanto, a Netflix garante que “estas novas funcionalidades serão aperfeiçoadas com base no feedback dos nossos membros“, ou seja, podem haver alterações no futuro. Por agora, avisem os vossos amigos que podem ter que mudar o plano mensal.
Tenho o pacote premium pelo qual pago 15,99€ por mês, que me permite ver filmes; na nossa habitação principal, numa segunda habitação onde me desloco com bastante frequência, ou quando estou de ferias ou em viagem. Permite-me ainda partilhar a conta com o meu filho que está deslocado, e com os meus sogros que fazem parte do meu agregado familiar mas passam alguns período de tempo na sua própria habitação. Perante as novas condições da Net Flix já comuniquei a minha desistência no final deste mês de Fevereiro e cancelei o pagamento da respectiva mensalidade.
Juntos temos muita força. Vamos mostrará Net Flix o nosso desagrado com esta medida. Vamos dizer-lhes que não estamos disposto a servir de cobaias. Vamos todos cancelar o serviço.