Nem a Netflix conseguiu segurar o seu projeto AAA.
Seja por ambições astronómicas, alterações de tendências ou até por visões criativas, a Netflix encerrou, alegadamente, o seu estúdio californiano dedicado à criação de um dos seus primeiros jogos de alta produção, também designado como um projeto AAA.
A notícia foi avançada por Stephen Totilo, na sua newsletter paga Game File, onde descreve este projeto como uma tentativa recente da Netflix de se expandir no mercado dos videojogos, numa oferta que procurava estar ao nível das produções dos maiores estúdios do mundo.
De acordo com Totilo, a equipa era conhecida como Blue e estava a trabalhar num projeto multiplataforma de alta produção, algo que iria sair da zona de conforto da gigante do streaming, que até agora tem trabalhado com jogos de menor escala, operando exclusivamente para experiências móveis em iOS e Android.
Já em 2022, a Netflix Game Studio, responsável por gerir todos estes projetos, estava à procura de profissionais com experiência em “jogos de tiros FPS ou em terceira pessoa” para trabalharem num “novo jogo AAA para PC”. Agora, especula-se que este anúncio se referisse ao mesmo projeto.
Ainda assim, o estúdio da Netflix conseguiu recrutar alguns veteranos da indústria, como Chacko Sonny, produtor executivo de Overwatch, na Blizzard; Joseph Staten, antigo líder criativo da saga Halo durante as eras da Bungie e da 343 Industries; e Rafael Grassetti, o reconhecido artista e diretor de arte da Santa Monica Studio, responsável pelo aspeto dos mais recentes God of War.
As razões para este encerramento ainda não são conhecidas, tal como o futuro da Netflix no campo do entretenimento digital continua incerto.