Marvel Rivals prova que sucesso não garante postos de trabalho, com a equipa de produção nos Estados Unidos a sofrer vários despedimentos.
A NetEase Games junta-se aos dados estatísticos com o despedimento de um número, para já, desconhecido, de trabalhadores num dos seus estúdios em Seattle, nos Estados Unidos da América, responsável por ajudar no desenvolvimento de Marvel Rivals. A informação foi avançada por um dos diretores do jogo, Thaddeus Sasser, e por dois dos level designers, Garry McGee e Jack Burrows, que usaram as suas contas no Linkedin para comentar a estranha decisão da produtora chinesa.
O número de afetados não é, para já conhecido, mas, a julgar pelas declarações de Sasser, a equipa inteira foi dispensada: “A minha equipa talentosa e incrível acabou de ajudar a lançar uma nova franquia de grande sucesso, Marvel Rivals, para a NetEase Games… e fomos todos despedidos!”
Já a jornalista independente Alyssa Mercante, no seu Patreon, reporta que toda a equipa da NetEase nos Estados Unidos foi afetada: “Hoje, 18 de fevereiro, a NetEase despediu toda a sua equipa de desenvolvimento de Marvel Rivals sediada nos EUA.”
A surpresa deste despedimento coletivo chegou a todos os cantos da indústria, considerando que, de facto, Marvel Rivals apresenta-se num ponto oposto a muitos episódios do género da indústria, tendo-se revelado como um incrível sucesso, com conquistas como 10 milhões de jogadores ativos no fim-de-semana de lançamento, em dezembro, ou o facto de o jogo ter alcançado rapidamente receitas de 130 milhões de dólares no seu primeiro mês.
Sobre estes despedimentos, a NetEase já teceu os primeiros comentários ao jornalista Stephen Totilo, afirmando que foi “uma decisão difícil” para “otimizar a eficiência do desenvolvimento do jogo”, como podemos ler em baixo:
“Recentemente, tomámos a difícil decisão de ajustar a estrutura da equipa de desenvolvimento de Marvel Rivals por razões organizacionais e para otimizar a eficiência do desenvolvimento do jogo. Isso resultou na redução de uma equipa de design sediada em Seattle, que fazia parte de uma função de design global maior em apoio a Marvel Rivals. Apreciamos o trabalho árduo e a dedicação dos afetados e trataremos cada um com confidencialidade e respeito, reconhecendo as suas contribuições individuais.
Queremos assegurar à nossa comunidade de fãs que a equipa principal de desenvolvimento de Marvel Rivals, que continua a ser liderada pelo Produtor Principal Weicong Wu e pelo Diretor Criativo de Jogo Guangyun Chen, em Guangzhou, China, mantém um compromisso total em proporcionar uma experiência excecional. Estamos a investir mais, e não menos, na evolução e crescimento deste jogo. Estamos entusiasmados por apresentar novos personagens de super-heróis, mapas, funcionalidades e conteúdos para garantir uma experiência envolvente de serviço ao vivo para a nossa base de jogadores em todo o mundo.”
Assim, a NetEase parece continuar investida no desenvolvimento do jogo, mas concentrando-se no seu talento local, na China. De notar que este anúncio surge também numa altura complicada nas relações internacionais entre os Estados Unidos da América e a China, algo que pode ter influenciado esta alteração de gestão de recursos.
Lançado a 5 de dezembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, Marvel Rivals é um hero-shooter na terceira pessoa, de acesso gratuito, inspirado nos mundos e personagens da Marvel.