A NEO pretende ser a experiência de café mais sustentável da Nescafé Dolce Gusto até à data.
“Taste the Future”. Está dado o mote para elevar a experiência de coffee shop nas nossas casas. É pelo menos esse o objetivo da Nescafé Dolce Gusto, que apresentou ontem, dia 31 de janeiro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, e num evento no qual o Echo Boomer esteve presente, a sua mais recente inovação: NEO.
Após mais de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems e 20 patentes registadas, foi criado o NEO, o sistema mais avançado da marca até à data.
Smartbrew, a tecnologia única e patenteada que a transforma num barista
A NEO é o primeiro sistema de café em cápsulas que ajusta automaticamente vários parâmetros de extração recriando as técnicas de um Barista, proporcionando uma autêntica experiência de qualidade de “Coffee Shop em casa”. Tudo isto graças à tecnologia patentada Smartbrew, que otimiza a extração dos aromas de café.
Para isso, a NEO, e com um simples toque de um botão, oferece três métodos de preparação de café e uma personalização precisa para cada receita, numa única máquina compacta: Top Up, Slow Brew e High Pressure, desvendando assim a essência única de cada café. Ou seja, desde expressos a ristrettos, passando por lungos ou os cafés tipo filtro com preparação gota a gota, tudo isso é possível com a Nescafé Dolce Gusto NEO.
Como é que isto funciona? Basicamente, e através do reconhecimento automático das cápsulas, a máquina ajusta automaticamente a pressão, temperatura, tempo de extração da bebida e quantidade, adaptando o método de preparação e os parâmetros de extração a cada receita, para que o consumidor possa ter sempre um café perfeito.
E por falar em cápsulas, são fabricadas com cerca de 1g de papel, com um revestimento de biopolímero compostável muito fino – de 50 microns, mais fino do que um cabelo humano – para ajudar a proteger a frescura e a qualidade dos nossos cafés da oxidação e com uma película de celulose. Diz a Nescáfe Dolce Gusto que são as primeiras cápsulas de café do mercado feitas 100% de papel e inteiramente compostáveis – daí a menção ao “café de solo a solo”.
Quanto às embalagens das cápsulas de café, usam menos 65% de plástico comparando com as embalagens atuais, reduzindo o peso de plástico utilizado.
Mas voltemos às cápsulas, que variam de intensidade e de tamanho, uma vez que, no evento de apresentação, pudemos descobrir seis opções diferentes: Espresso, Espresso Intense, Lungo, Grande, Carafe e Americano.
6 tipos de cafés para todos os gostos
É aqui que os diferentes tipos de extração entram em ação, com a extração de “Alta Pressão” para expressos sempre perfeitos; com a extração “Top Up” para americanos autênticos; e com a extração “Slow Brew” para cafés tipo filtro de qualidade superior.
Assim, estavam disponíveis, como já referimos, o Espresso, Espresso Intense, Lungo, Grande, Carafe e Americano. Vamos descobri-los:
- Expresso – Um café equilibrado, com notas torradas, frutadas e a cereais. Apresenta uma textura aveludada e sabor suave, mas que persiste no paladar;
- Expresso Intenso – Intenso, com notas torradas e subtis notas frutadas e amadeiradas. Um café encorpado e equilibrado na acidez e amargor, com suavidade média;
- Lungo – Um café com intensidade média com notas frutadas amadeiradas e a cereais. Um café com um textura suave e creme denso, sendo equilibrado no corpo, com acidez e amargor médios;
- Grande – Café longo, de intensidade média, com uma diversidade de notas frutadas e apontamentos de mel e cereais. Equilibrado, com acidez e amargor médios/baixos e um corpo com textura média e persistente;
- Carafe – Um café de intensidade média com algumas notas torradas e apontamentos frutados e amadeirados. Com baixa acidez e amargor médio, apresenta um corpo com textura média e persistente. Este café demora sensivelmente 3 minutos a preparar;
- Americano – Café com corpo suave, pouco persistente e de baixo amargor. Frutado com notas de cereais, um toque de mel e suaves notas torradas. Devido ao seu método de extração próprio, apresenta um sabor limpo e suave, bem como uma textura fina e aveludada
Além disso, salientar que, por cada café tirado, ganham pontos no programa Nescafé Dolce Gusto PREMIO – desde que estejam registados, é claro. No entanto, esta oferta de pontos deve-se ao facto de, no interior das embalagens de cafés Dolce Gusto NEO, não estar presente qualquer código QR e que permite ganhar pontos, tal como acontece com o sistema de cápsulas original. É preciso é que este programa renove rapidamente o seu stock de produtos, pois a oferta de momento é muito desinteressante.
Para um novo tipo de café, um novo tipo de máquina
Tal como a Nespresso fez com o seu sistema Vertuo, também a Dolce Gusto tem agora uma nova máquina pensada para este novo formato NEO. E até aqui a marca se preocupou com a questão da sustentabilidade.
Por exemplo, a máquina é feita de 50% de plástico reciclado e o termobloco, que aquece a água, é feito com 85% de alumínio reciclado. A máquina foi desenhada para ser facilmente desmontada, permitindo o acesso total aos componentes internos e a reparação até 15 anos (a depender da disponibilidade de peças suplentes).
Além disso, existe uma função de desligar automática para limitar qualquer consumo em standby (1min eco-mode). É ainda uma máquina eficiente energeticamente. A embalagem da máquina é feita de papel 100% reciclado e pode ser reciclada no ecoponto azul.
Interessados? Saibam então que poderão fazer a vossa pré-reserva no site oficial a partir de dia 20 de fevereiro, uma vez que a máquina estará disponível para venda a partir de 5 de março. A máquina NEO estará disponível nas cores Onyx Black e Clary White com um PVPR de 149,90€, sendo que cada embalagem de 12 cápsulas terá um PVPR de 3.99€ – o que dá cerca de 0,33€ por café.