Nazaré com novo recorde mundial da maior onda surfada

- Publicidade -

No total, registaram-se seis recordes do Guinness na Praia do Norte.

Tudo começou em 2011 Nesse ano, Garrett Mcnamara foi o primeiro a bater o recorde mundial da maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré. Depois seguiram-se Rodrigo Koxa, em 2017, com uma onda de 24’38 metros; Nuno “Stru” Figueiredo, em kitesurf, com uma onda de 19 metros, a 8 de novembro de 2017; e Maya Gabeira, com dois recordes do Guinness, com uma onda de 20,72 metros em 2018 e uma de 22,4 metros em 2020.

Pareciam muitos recordes? Pois bem, saibam que há um novo, desta vez com uma onda de 26,21 metros, e que foi surfada a 29 de outubro de 2020 pelo alemão Sebastian Steudtner.

O atleta, que recebeu hoje o certificado do Guinness World Records pela onda gigante surfada, recordou o dia classificando-o como “muito especial”. “Foi o primeiro grande dia da temporada. Lembro-me da energia do oceano”, disse o alemão, que chegou, pela primeira vez, à Nazaré, em 2012, e ficou rendido à beleza do local.

Esta foi a onda com que Steudtner venceu o prémio para Maior onda de Tow-in nos Big Wave Awards de 2021. A avaliação da onda foi feita através de frames das filmagens e corrigida geometricamente com base na câmara e sua inclinação.

A análise do tamanho dependendo de vários fatores tais como a qualidade da filmagem, condições atmosféricas e ângulos e distância entre fotógrafo e onda. Para tal, são utilizados alguns objetos de regência, como Mota de água e surfista, e depois as imagens são convertidas de pixels para pés/metros.

Porém, já se prevê que este recorde seja batido em breve, mais especificamente quando estiverem concluídas as medições das ondulações no último inverno, em que o big rider brasileiro Lucas Chumbo poderá ter ultrapassado esta onda.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados