Em risco de extinção, nasceu um hipopótamo-pigmeu em Portugal

- Publicidade -

Desde fevereiro que o Zoo Santo Inácio tem um novo habitante.

Estima-se que existam menos de 2500 hipopótamos-pigmeu em todo o mundo, mas agora há um novo exemplar no nosso país. O Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, tem desde há uns meses um novo habitante da espécie. O pequeno hipopótamo-pigmeu chama-se Roki, nasceu a 13 de fevereiro, e já pode ser visitado no espaço.

Originário da Libéria e Costa do Marfim, o hipopótamo-pigmeu encontra-se em perigo de desaparecimento devido à desflorestação e à caça intensiva, e está inserido no Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP) da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).

Teresa Guedes, diretora do Zoo Santo Inácio, explica que “este nascimento é particularmente especial. (…) Cada nova vida representa uma oportunidade para garantir o futuro da espécie e mostra que estamos no caminho certo no compromisso que assumimos com a conservação das espécies, especialmente as ameaçadas de extinção” .

O Zoo Santo Inácio abriu em 2000 com o objetivo de aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo. Em 2004 tornou-se membro da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), em 2006 foi fundador da Associação Portuguesa de Zoos e Aquários (APZA). Atualmente alberga cerca de 700 animais de 150 espécies.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados