Estão a chegar os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel

Há uma nova modalidade federada.

- Publicidade -

Acaba de nascer o Campeonato de Portugal de Sim Racing. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e a Sports&You vão organizar e promover os primeiros campeonatos nacionais de Simulação Automóvel, um universo também conhecido como Sim Racing.

A partir de agora, os entusiastas da modalidade passam a lutar pela concretização de um objetivo maior: o de serem reconhecidos como Campeões de Portugal de Sim Racing.

Os Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel são competições inclusivas, abertas a todos, sem exceção. Numa primeira fase, vão realizar-se dois campeonatos: um de monolugares com recurso a um Fórmula 3 e um de GT’s (corridas de resistência por equipas). Os vencedores são reconhecidos como Campeões de Portugal, estando previstos prémios monetários de cerca de 10.000€ a dividir por ambas as competições.

Entre 18 e 21 de setembro realiza-se a pré-qualificação, uma sessão permanente de treinos cronometrados onde todos os pilotos têm de realizar o melhor tempo possível, pois o mesmo será crucial para determinar a divisão em que vão concorrer, sendo cada divisão constituída por 25 concorrentes. No final da temporada há lugar a subidas e descidas de divisão, consoante a classificação obtida.

A primeira prova do Campeonato de Portugal de Velocidade eSports, que utiliza o Fórmula 3, vai realizar-se no dia 6 de outubro no emblemático circuito inglês de Silverstone, enquanto que a sexta e última prova deste campeonato terá lugar a 15 de dezembro. Cada jornada é composta por duas corridas, uma de 25 e outra de 40 minutos.

Já o Campeonato de Portugal de Endurance eSports arranca a 25 de outubro, com uma corrida de 4 horas na pista Americana de Road Atlanta. Há ainda quatro provas de 6 a 8 horas de duração, terminando a 18 de dezembro.

Nestes Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel, cada participante utiliza o seu computador pessoal para aceder à plataforma iRacing. Para o futuro, está a ser pensando um alargamento das competições a outras disciplinas virtuais do desporto automóvel, como os Ralis, Ralicross ou Montanha. Também a inclusão de consolas de videojogos virá reforçar o caráter inclusivo deste projeto.

As transmissões em direto de todas as provas estarão a cargo da SIC Advnce.

Até la, os interessados em participar (têm de ter nacionalidade portuguesa ou domicílio fiscal em Portugal) podem já a partir de hoje tirar a Licença E, que será gratuita, através do portal FPAK.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.

Burger King abre novo restaurante em Sesimbra

É o 12º spot da marca no distrito de Setúbal e o segundo em Sesimbra.

Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.