Antigo edifício administrativo da Universidade do Porto dá lugar à Residência Ventura Terra

- Publicidade -

Este projeto faz parte de uma primeira fase de um plano que envolve, no total, a construção de três novas residências.

É a primeira de três novas residências da Universidade do Porto. Na passada quarta-feira, 13 de setembro, foi inaugurada a residência universitária Ventura Terra, com 54 camas, em 25 quartos duplos e dois estúdios.

Resultado da reabilitação e adaptação de um antigo edifício administrativo da Universidade do Porto, que se encontrava em desuso, a nova residência inclui a instalação de 27 quartos duplos com casa de banho – três dos quais para pessoas com mobilidade reduzida – distribuídos por três pisos (1.º e 2.º andar e um piso recuado). Os restantes pisos (rés-do-chão e cave) albergam ainda uma sala polivalente, cantina, sala de leitura, gabinetes administrativos, lavandaria, entre outros equipamentos.

Este projeto faz parte de uma primeira fase de um plano que envolve, no total, a construção de três novas residências com 411 novas camas e a requalificação de outras quatro, com capacidade total para 701 estudantes. Um investimento de 32 milhões de euros, 20 milhões diretamente financiados pelo PRR.

Durante a inauguração, o primeiro-ministro António Costa lembrou o “plano muito ambicioso”, envolvendo, além do Estado central, universidades, politécnicos, autarquias ou entidades do setor social e solidário, para aumentar o número de alojamentos destinados aos alunos do ensino superior. “O PRR veio dar-nos uma enorme oportunidade para acelerar a execução deste plano. Na versão inicial tínhamos 375 milhões de euros, que já foram duas vezes reforçados”, sublinhou o líder do Executivo, evocando o reforço de 73 milhões através do Orçamento do Estado para dar resposta a todas as candidaturas apresentadas.

Foto: U.Porto

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados