Haverá, eventualmente, de acontecer. Não se sabe é quando.
Desde 1989 que Viseu não tem ligação ferroviária. E parece que não há uma data para esta capital de distrito ter caminho de ferro.
Esta semana, o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, reuniu com as Infraestruturas de Portugal, com o objetivo de abordar os temas da Ferrovia e do IP3.
Ao responsável, foi dito que ainda não existe uma data para que Viseu tenha ligação ferroviária. Tudo porque a ligação Aveiro – Viseu – Salamanca está dependente do executivo do país vizinho, Espanha.
“Aquilo que dizem é que estão altamente interessados em fazer isto, mas pelos vistos condicionaram isto a que o Governo espanhol modernize a linha entre Madrid e Ciudad Rodrigo”, referiu o autarca aos jornalistas no fim do encontro.
Na mesma reunião, foi abordado o tema do IP3, que terá obras de requalificação e duplicação do itinerário que liga Viseu a Coimbra, tendo-se obtido a informação de que as obras só estariam concluídas em 2026, “na melhor das hipóteses”, dois anos depois do prazo traçado inicialmente pelo Governo.
“A verdade é que o que vemos são sucessivos adiamentos. Quanto a obras, nada… Nem nos troços aparentemente mais fáceis. Não deixei de insistir que temos que ligar estas duas cidades por autoestrada e que essa responsabilidade do Estado Central não pode andar de adiamento em adiamento”, afirmou Fernando Ruas.