fbpx

Não, não é obrigatório usar capacetes nas bicicletas e trotinetes. Mas recomenda-se

É um assunto que tem gerado polémica. Afinal, é ou não obrigatório usar um capacete para andar nas bicicletas ou trotinetes das plataformas que têm surgido em Lisboa?

Não, não é obrigatório. Pelo menos é o que diz um parecer técnico emitido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Contudo, recomenda-se vivamente a utilização de capacetes caso aconteça algum percalço durante o percurso.

Na instrução técnica emitida pela ANSR, a entidade refere-se a velocípedes com motor auxiliar elétrico de até 0,25 Kw, cuja alimentação é interrompido quando é atingida a velocidade de 25 km/h. Abrangidas estão também as trotinetes com motor elétrico.

Após a polémica relacionada com este acessório de segurança, fica assim definido que o capacete não é obrigatório na condução destes veículos, mesmo após terem surgido relatos de utilizadores que foram multados pela PSP por terem violado a lei. Aliás, José Miguel Trigoso, presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, chegou a garantir que era obrigatório usar capacete nestas situações.

Mas não é o caso. Contudo, a cautela nunca atrapalhou ninguém e o melhor mesmo é andarem com um capacete atrás. Afinal de contas, as próprias plataformas recomendam o seu uso, portanto, porque não seguir as indicações?


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Lisboa abre candidaturas para o programa de apoio à aquisição de bicicletas

Na última década, a rede ciclável de Lisboa cresceu de sete quilómetros para cerca de 90...

Depois de Faro, trotinetes da Bolt ficam disponíveis em Lisboa

Já deu para perceber que este negócio das trotinetes partilhadas é muito volátil.
- Publicidade -

Mais Recentes

Crítica – Enola Holmes

Enola Holmes oferece uma agradável e refrescante visão de uma franchise que pode ter ganho um novo futuro.

Análise – Xiaomi Mi TV Stick

A pen que transforma uma TV antiga numa SmartTV.