O Nagana é o novo espaço musical de Fernando Daniel em Ovar, com estúdios, academia e um museu sobre o percurso do cantor. Tem 1.000 m2.
O músico português Fernando Daniel inaugurou em Ovar o Nagana, um complexo dedicado à música que junta estúdios de gravação, espaços de formação e uma componente museológica ligada ao seu percurso. Instalado na antiga discoteca Pildrinha, no Furadouro, o projeto representa um investimento de cerca de dois milhões de euros e foi financiado pelo próprio cantor.
Com cerca de 1.000 m2, o Nagana – nasce da expressão “na gana”, associada a vontade, determinação e esforço – foi concebido para concentrar várias valências num só local. Inclui três salas de aulas, duas régies, duas salas de ensaio, uma vocal booth, um estúdio de vídeo, um museu, uma loja com artigos associados à marca do artista e outras áreas ligadas à produção e ao ensino musical.
A vertente pedagógica é uma das bases do Nagana. A academia integrada no complexo prevê bolsas de apoio para alunos sem capacidade financeira para suportar a formação, com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino musical.
O projeto foi desenvolvido ao longo de vários anos e ganhou novo impulso durante a pandemia, quando Fernando Daniel percebeu a utilidade de dispor de estúdios próprios. Depois de várias tentativas sem resposta junto de autarquias da região, optou por avançar sozinho com a requalificação do edifício. A obra contou ainda com o apoio de várias empresas, que ajudaram a reduzir os custos através do fornecimento de materiais e equipamentos.
