MSC encomendou dois novos navios World Class movidos a LNG

- Publicidade -

Serão entregues em 2026 e 2027.

Depois do World Europa, inaugurado em novembro de 2022, a MSC irá receber, em 2025, o próximo navio da World Class. Trata-se do World America, concebido para o mercado norte-americana, que começará a viajar a partir de Miami para as Caraíbas na Primavera de 2025. Mas esta classe de navios não fica por aqui.

Isto porque a MSC Cruzeiros confirmou recentemente a encomenda de dois novos navios movidos a Gás Natural Liquefeito (LNG), os World Class 3 e World Class 4 (nomes provisórios) ao construtor naval francês Chantiers de l´Atlantique. Os dois novos navios encomendados serão entregues em 2026 e 2027, havendo ainda a opção de encomendar o World Class 5.

Os novos navios serão uma evolução do Protótipo “World Class” de última geração com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, com utilização extensiva de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas, que fará com que os navios tenham uma pegada de carbono ainda mais reduzida. Para além disso, os novos navios estarão prontos para uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo o metano biológico e sintético e o metanol verde. Os navios também serão equipados com motores de combustão interna, biocombustível de próxima geração com um deslizamento reduzido de metano.

Recorde-se que o LNG é o combustível marítimo mais limpo do mundo, disponível em grande escala, e deverá desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre até 99% e óxidos de nitrogénio até 85%. O LNG também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito estufa e está a preparar o caminho para a utilização de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o LNG bio e sintético.

O LNG é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, uma vez que tecnologias emergentes, como as células de combustível podem ser operadas com LNG até que o bio-LNG, o e-metano ou o metanol verde com emissões zero estejam disponíveis em escala.

De resto, a MSC já tem em funcionamento um outro navio movido a LNG. Trata-se do MSC Euribia, um navio da Classe Meraviglia, que foi inaugurado em junho deste ano.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados