Motoristas Uber queixam-se de discriminação quanto aos bónus

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A diferença entre os objetivos de cada desafio chega a ser chocante.

Há muito tempo que os motoristas TVDE reclamam por melhores condições de trabalho. E com as subidas galopantes no preço dos combustíveis, muitos condutores vão desabafando que este é um ramo que vai compensando cada vez menos. Mas a Uber parece ter ouvido as queixas dos seus parceiros, ao não só ter aumentando os preços na Área Metropolitana de Lisboa, mas também ao reduzido a taxa de serviço em viagens Uber Green.

Porém, existe outra vertente que vai fazendo com que os motoristas queiram fazer mais e mais viagens: os desafios. E embora este seja um excelente desafio, a verdade é que há motoristas que acabam por sair prejudicados em relação a outros. Isto até pode fazer sentido para recompensar motoristas que trabalham há mais tempo com a Uber, mas é precisamente o contrário que está a acontecer.

O Echo Boomer sabe que há motoristas com mais de 12 mil viagens, ou com cerca de 18 mil viagens, que estão a ser prejudicados no que toca aos bónus relativamente a motoristas com muito menos viagens acumuladas.

Como podem ver pelas imagens, enquanto que uns motoristas, com menos viagens feitas, conseguem desafios bastante simples de se fazer, outros nem sequer têm direito a estas promoções. Por exemplo, pelas imagens, conseguem perceber que enquanto os motoristas com menos viagens têm bónus após completarem 10 ou 15 viagens, os motoristas mais “veteranos”, por assim dizer, são desafiados a concluir desafios de 45 viagens ou, em casos mais extremos, desafios de 70 viagens! É uma diferença gritante, especialmente se considerarmos que os bónus acabam por ser os mesmos: taxa de serviço de 9,9% após 15 viagens efetuadas… e taxa de serviço de 9,9% após 70 viagens efetuadas.

Um dos motoristas, considerado de topo e com ótima pontuação, que contactou o Echo Boomer sobre esta situação, diz ter feito queixa à Uber, para somente receber uma resposta politicamente correta: “Além dos fatores baseados na localização, quando analisamos grupos de parceiros motoristas, consideramos, por exemplo, padrões de condução (por exemplo a frequência das viagens), os quais são variáveis, como parte dos critérios para os tipos de promoções disponíveis. As promoções mudam todas as semanas e as ofertas variam consoante a cidade e o parceiro motorista.”

Há também outros desafios, em que a Uber dá 40€ de bónus após 10 viagens completadas, ou 50€ de bónus após 12 viagens concluídas, mas que a empresa parece discriminar, dando a motoristas com menos viagens em detrimento de motoristas com mais viagens efetuadas. Percebemos que é um incentivo para quem tem menos viagens acumuladas, mas o que não se pode admitir é darem preferência a uns em detrimento de motoristas que tanto já ajudaram a plataforma a crescer, além de colocarem desafios extremamente difíceis a estes motoristas mais “antigos”, por assim dizer. Simplesmente não faz sentido.

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2 Comentários

  1. Bom dia,
    E aqueles, como eu que tem pontuação 5* com mais de 5000 viagens e não tem acesso a bónus nenhum, enquanto outros acumulam até 3 bónus em cada dia!?
    Aí sim é discriminação.

  2. Boa noite, confirmo na integra o que escrevem. Sou antigo ,vai para 6 anos
    e posso confirmar que pelo menos um motorista novo com cento e poucas viagens, tem direito a estes bonus de 40 e 50 €.

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