Esta funcionalidade permite aos motoristas adicionar uma camada extra de segurança para si mesmos e para os utilizadores.
A Uber partilhou esta semana uma novidade importante. A partir de agora, os motoristas que trabalham com a plataforma têm a opção de registar dashcams no veículo em que operam.
Esta funcionalidade permite aos motoristas adicionar uma camada extra de segurança para si mesmos e para os utilizadores, facilitando a partilha de gravações com a equipa de apoio da Uber em caso de incidentes de segurança.
Eis o que é importante reter:
- Notificações automáticas para os utilizadores: Se um veículo tiver uma câmara registada, os utilizadores serão notificados antes de entrarem no veículo. Caso não queiram ser gravados, poderão cancelar a viagem sem afetar a classificação por estrelas do motorista ou a taxa de cancelamento.
- Controlo do vídeo: A opção de dashcam é uma funcionalidade e uma responsabilidade dos motoristas. Como proprietário da dashcam, o motorista é o responsável pelos dados. Isto significa que ele é responsável por qualquer gravação que efetue. A equipa de apoio da Uber só pode visualizar as gravações da dashcam se o motorista decidir partilhá-las.
- Apoio às investigações de segurança: As gravações em vídeo ajudarão a Uber a investigar incidentes de segurança sempre que o motorista partilhe as imagens com a Uber.
Portanto, em caso de incidentes de segurança ou relatórios de passageiros feitos contra os motoristas, estes últimos podem submeter filmagens para contestar quaisquer alegações relevantes.
Como registar a dashcam
- Ir ao separador “Conta”
- Escolher “Definições da Aplicação”
- Selecionar “Gravação de Vídeo”
- Clicar em “Registar” e, de seguida, selecionar o veículo atual para registar a dashcam
Lembrem-se de que as filmagens enviadas devem relacionar-se apenas com a viagem e a questão de segurança relevante.