Instituto de Telecomunicações quer monitorizar jogos de futebol

Observar e analisar digitalmente a performance de uma equipa desportiva já é possível. O software uPATO, ferramenta de representação online que avalia diferentes métricas de desportos de equipa, permite codificar, por exemplo, um jogo de futebol e transformá-lo numa representação gráfica com diferentes elementos da atividade desportiva. O software, desenvolvido por um grupo de investigadores do polo da Covilhã do Instituto de Telecomunicações (IT), fornece, assim, informações relacionadas com a dinâmica do desporto, tendo por base a interação entre os jogadores e a localização GPS dos atletas.

- Publicidade -

O projeto, coordenado por Fernando Martins – investigador do IT e docente do Instituto Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação –, divide as métricas de avaliação em três tipos: individuais, subgrupo e equipa. Desta forma, o uPATO permite calcular diversas medidas do jogo, fornecendo diferentes pontuações para classificar o desempenho coletivo e individual.

O software armazena os dados numa nuvem e possibilita o acesso à informação em tempo real através de um dispositivo móvel. O treinador de uma equipa pode avaliar, assim, o desempenho dos atletas, ao mesmo tempo que a informação está a ser codificada, permitindo analisar a performance dos atletas e reestruturar, se necessário, a estratégia de jogo.

uPATO


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Jogos do Euro 2020 vão ser exibidos nos três canais generalistas

O que significa que SIC, RTP e TVI partilham os direitos de transmissão do Euro 2020.

Empresas podem agora anunciar em jogos de futebol a partir de 500€

Alguns estádios de futebol já aderiram a esta tecnologia da STADS.

Oficial: Fase final da Liga dos Campeões 2020 vai acontecer em Lisboa

Após muitos rumores, confirma-se: os quartos de final, meias-finais e final da Champions League irão realizar-se na capital lisboeta.

Amazon vai transmitir gratuitamente alguns jogos da Premier League no Reino Unido

Os direitos televisivos são sempre uma questão que envolve muito dinheiro. Especialmente se falarmos de jogos de futebol.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game (Xbox One)

Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game é claramente uma abordagem simples, familiar e intuitiva aos Jogos Olímpicos, sendo um complemento perfeito nesta época em que acompanhamos os nossos atletas e desportos favoritos.

Análise – Microsoft Flight Simulator (Xbox Series X|S)

Microsoft Flight Simulator voa mais alto e torna-se ainda mais acessível com a chegada da versão de consolas.

Série live action de Pokémon está em desenvolvimento para a Netflix

Mas o projeto está ainda numa fase muito embrionária.