Há burlas a acontecer em nome da moey!, e já conhecemos a conversa dos burlões

- Publicidade -

Há muitos relatos de burlas através do número oficial da moey! nas últimas semanas. Aconteceu connosco, e explicamos agora o processo até o dinheiro desaparecer da conta.

Em janeiro passado, dedicámos um artigo a burlas relacionadas com a moey!, uma vez que os burlões conseguiram, de alguma forma, “clonar” o número da solução de banca digital do Crédito Agrícola, tentando disfarçar-se de funcionários da moey! para roubar clientes.

Há cerca de uma semana, partilhámos o que fazer para evitar as burlas, e como proceder, caso sejam vítimas de uma tentativa de burla do género. Mas não acontece só aos outros, por mais atentos que possamos estar.

Hoje aconteceu comigo.

Como já era sabido, a burla inicia-se com um contacto telefónico através do número de Apoio ao Cliente da moey!. Sim, do número real: 21 052 1500. Este tipo de fraude é designada por vishing.

Do outro lado, uma voz feminina apresentou-se como colaboradora da moey!, tratou-me pelo meu nome correto e por “senhor”, e indicou-me que tinha havido uma tentativa estranha de acesso à minha conta. Por essa razão estavam a contactar-me para perceber se tinha sido eu, e em última instância, repor as credenciais de acesso.

Pedi uma prova de que o contacto era legítimo, devido às fraudes que têm existido e aos alertas que a moey! tem enviado aos clientes. Ao meu pedido, responderam para comparar o número telefónico existente na parte detrás do cartão físico da moey! com o número do qual me contactavam. Eram iguais. O número era o mesmo, o que me fez confiar no contacto.

Logo começaram a surgir os SMS com códigos para verificar a conta, para “limpar” o estranho acesso à mesma, para repor as passwords. Vários códigos foram enviados pelo número oficial da moey!, o que ajuda a crer na veracidade do contacto.

Escapei à tentativa de burla.

Felizmente, apercebi-me a tempo que estava a ser alvo de uma tentativa de burla devido à última SMS que chegou.

Aparentemente, eu estava prestes a efetuar uma transferência de 114€ para alguém chamado “Joana”, e bastaria apenas ceder um código disponível na SMS para que me roubassem essa quantia em poucos segundos.

moey!

Confrontei de imediato a burlona pelo facto de não estar a fazer qualquer transferência, logo não lhe daria qualquer código. Esta ainda tentou defender-se, tentando fazer-me crer que se tratava apenas de um mais código de segurança do qual ela necessitava.

Obviamente que isso não correspondia à verdade, e após reforçar que não lhe iria ceder mais nenhum código, a chamada foi desligada.

Após desligarem a chamada abruptamente, abri a app moey! e alterei de imediato a senha de acesso à minha conta. E aconselho que também o façam, caso o mesmo vos aconteça.

Falei com o verdadeiro Apoio ao Cliente…

Entrei de imediato em contacto com o verdadeiro Apoio ao Cliente da moey!, através do mesmo número pelo qual fui contactado anteriormente: 21 052 1500.

Caso não sejam atendidos por um funcionário, o ideal é pedirem para que vos liguem mais tarde. No meu caso, assim o fiz e recebi uma chamada do número 308 802 092, pouco tempo depois.

Falei com um funcionário ao qual expus a situação e que me informou que têm sido muitas as queixas de burlas similares nos últimos tempos. O número da moey! foi, efetivamente, clonado. Contudo, trata-se também de um caso de roubo de dados ou fuga de informação, pois além do meu número de telemóvel, tinham, também, o meu nome e apelido.

A conversa com o funcionário também levou a notar outra diferença, ao questionar-me se me poderia tratar de forma informal, por se tratar da política da moey! – ao contrário do que aconteceu com o contacto fraudulento.

No decorrer da chamada com o verdadeiro Apoio ao Cliente, fui aconselhado a cancelar os cartões virtual e físico. Os burlões conseguiram manter-se alguns segundos dentro da minha conta, tempo suficiente para poderem cloná-los. Assim o fiz, de imediato.

Após verificar a existência de quatro tentativas de acesso à minha conta, o funcionário da moey! garantiu-me que já não havia forma dos burlões acederem à mesma com o cancelamento dos cartões e a alteração da password.

E agora?

Os passos tomados – a alteração da password e o cancelamento dos cartões – previnem qualquer tipo de acesso por parte dos burlões.

O código de acesso deve ser alterado através do Perfil (canto superior direito) > Segurança > Alterar código de acesso à app. Os cartões, quer físico ou virtual, são cancelados diretamente na app, selecionando o cartão que pretendem cancelar na aba Cards (em baixo) > Cancelar cartão > e escolhendo a razão do cancelamento.

A moey! diz para não partilharmos qualquer código, mesmo que as chamadas sejam provenientes do seu número, e pede para não carregarmos em hiperligações ou em números de telemóvel partilhados por SMS, até porque a empresa nunca partilha ligações desta forma.

Em caso de dúvida, contactem o Apoio ao Cliente pelo 21 052 1500, por menos segurança que vos dê no momento. Podem também falar com a moey! pelo WhatsApp, através do número 965 980 347.

Esperamos que este artigo sirva de alerta, e desconfiem de qualquer chamada que pareça suspeita.

- Publicidade -

3 Comentários

  1. Aconteceu-me agora mas por sms, indicando que devido a tentativas suspeitas precisavam dos meus dados para bloquear…cliquei e dei os dados que recebia por sms pela moey.
    Entretanto recebi email a dizer que a conta estava bloqueada e não consigo acesso, pede para criar outra. Não consigo fala com o apoio.

  2. Uma questão: O Sr. Alves forneceu os dados do seu cartão à burlona no decorrer da chamada ou ela já os tinha?

    • Olá, João. A burlona já tinha os meus dados pessoais. E durante o decorrer da chamada foram-me pedidos códigos que estavam a ser enviados por sms através do suposto número oficial da moey!.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados