E há um prémio de 5 mil euros para o vencedor do concurso. A primeira edição do Mobile Film Festival em Portugal arrancou ontem, dia 29 de janeiro, e pretende tornar o cinema mais acessível.
Este concurso internacional, que chega a Portugal 14 anos após o seu arranque, pretende fomentar o interesse pelo cinema junto do público. As regras são simples: criar um filme com um minuto de duração através de somente um dispositivo móvel.
O concurso é 100% digital, de participação gratuita e aberto a todos os residentes em Portugal. O vencedor, como já referimos, recebe um prémio monetário para a criação do próprio filme, com o apoio de uma produtora local. Para além deste prémio, existem ainda quatro distinções: prémio de melhor realizador; prémio de melhor ator/atriz; prémio de melhor argumento e o prémio atribuído pelo público.
O Mobile Film Festival é patrocinado pelo BNP Paribas. Na última edição, o concurso recebeu mais de 1000 filmes, provenientes de 88 países, que alcançaram 17 milhões de visualizações.