Minisforum NAB8 Plus – Review: um mini PC amigo da carteira

- Publicidade -

Pode um mini PC substituir um desktop tradicional? Pode, claro. Depende sempre das necessidades de cada um, mas o Minisforum NAB8 Plus é a prova que, com pouco, se faz muito.

Confesso: não percebo grande coisa de informática. Sou professora, escrevo bastante, passo horas a preparar aulas e textos, e o que peço de um computador é que seja fiável, rápido e que não me complique a vida. Quando o meu genro, e um dos fundadores do Echo Boomer, me falou do Minisforum NAB8 Plus, um mini PC do tamanho de um pequeno livro, fiquei curiosa… mas também um pouco desconfiada. Como é que uma caixinha tão pequena podia substituir o meu computador habitual?

Ora aqui é que está. Foi (quase) amor à primeira vista. Com pouco mais de 12 cm de lado e pesando cerca de meio quilo, este mini PC cabe em qualquer canto da secretária, mesmo que desarrumada com papéis, livros, canetas e chávenas de café. O acabamento prateado saltou-me à vista, bonito, com ar elegante e discreto. Não tem luzes a piscar nem ventoinhas barulhentas. Nem reparo que está ali – passa tão despercebido que até me esqueço da sua existência. É, só por aqui, uma clara vantagem relativamente ao meu anterior desktop convencional, por sinal bem menos capaz que esta pequena caixa.

Além disso, nunca se pode repetir demasiado: é portátil. E esta é uma das suas grandes vantagens, pois consigo perfeitamente imaginar-me a levar o pequeno PC comigo para outros espaços, sem complicações. Aliás, já o fiz – peguei nele, guardei na mala (tal e qual como se fosse um livro), levei para a escola e, depois, bastou ligar um monitor, rato e teclado, tendo tudo funcionado às mil maravilhas. Como, por vezes, existem ficheiros com informação mais sensível, que não convém guardar na cloud ou andar de pen em pen, esta é uma ótima solução.

A sua portabilidade também me permite levá-lo para outros pontos do país, ou mesmo estrangeiro, seja quando vou de férias ou para hotéis. Basta ligá-lo a uma televisão, que passa a servir de monitor, ou então ligar a um monitor portátil. Nada mais simples.

Mas apesar de pequeno, potência é coisa que não lhe falta. Neste caso, o Minisforum NAB8 Plus está equipado com um processador Intel Core i7-12800H, placa gráfica integrada Intel Iris Xe, 16GB DDR4 RAM e um M.2 SSD de 1TB. Para quem não domina o jargão técnico como eu, basta dizer que isso se traduz em rapidez e fluidez mesmo quando tenho dezenas de páginas de texto abertas, várias abas do navegador, ou quando o preciso de usar para aulas ou reuniões online, videoconferências, prearação de apresentações ou, até, e porque não, ver um filme em 4K.

Até ver, e já o utilizo há algumas semanas, não tive quaisquer erros ou bloqueios… e isso só pode ser bom, considerando que, volta e meia, o Windows lá se lembra de causar problemas, algo que, por exemplo, me acontecia ocasionalmente com o desktop anterior.

Em todo o caso, há um detalhe que me deixou intrigada: a presença da porta OCuLink. Fiquei a descobrir que, com esta porta, é possível ligar uma placa gráfica externa ao Minisforum NAB8 Plus. Ou seja, quem precisar de transformar este mini PC numa estação de trabalho mais avançada, para edição de imagem ou até gaming, pode fazê-lo. Eu não preciso – pelo menos para já, até decidir aventurar-me no mundo dos videojogos… -, mas estou a recordar-me de muitos colegas e amigos para quem isto pode ser um trunfo valioso.

Ainda a nível de conectividade, o Minisforum NAB8 Plus traz quatro portas USB-A, duas portas LAN de 2.5GbE, a sempre bem-vinda entrada para auriculares/auscultadores com fios, uma entrada USB4, uma entrada HDMI 2.1 e, ainda, uma entrada DisplayPort 1.4, o que faz com que seja possível ligar até três ecrãs 4K em simultâneo. Lá está, não é que eu tenha necessidade de recursos tão amplos e diversos, mas imagino o quão útil pode ser para quem divide o trabalho em várias janelas ou procura outro tipo de experiências.

Referir ainda que, mesmo tendo em conta o seu tamanho, o Minisforum NAB8 Plus pode ser melhorado com mais RAM, até um máximo de 32GB, e o armazenamento interno pode também ser expandido até um máximo de 4TB. E é muito simples fazê-lo (pelo menos para quem está minimamente habituado a este tipo de intervenções): basta abrir a tampa superior – que se retira muito facilmente – do mini pc e efetuar o upgrade.

Naturalmente, e apesar de ser um mini PC, o Minisforum NAB8 Plus suporta Wi-Fi 6E – longe vão os tempos em que os PCs não tinham sequer placa de rede…. – e Bluetooth 5.3, que emparelha sem esforço com periféricos como auscultadores, teclados ou colunas, algo fundamental para quem tem acessórios destes sem fios e quer andar com este computador de um lado para o outro.

Não tenho grandes reparos a fazer, a não ser que gostava que fosse mais silencioso – há sempre um ligeiro barulho de fundo que se vai tornando gradualmente mais audível se se puxar mais pelas capacidades do computador. Não me incomoda a ponto de não o utilizar, claro, mas aqui podem melhorar.

No fim de contas, o Minisforum NAB8 Plus mostrou-me que não é preciso ser especialista em tecnologia para perceber o valor de um computadorzinho tão diligente e versátil. Para mim, que lido essencialmente com muitos ficheiros de texto e plataformas do Ministério da Educação, revelou-se perfeito: abre documentos extensos sem arrastar, mantém-se rápido em multitarefa, garante ligações estáveis em videoconferências e cabe em qualquer canto da secretária.

Além disso, com um preço de apenas 439,99€, será impossível não recomendar para quem precisar de uma bela máquina e não tiver um orçamento por aí além. Se quiserem algo mais potente, têm sempre o MINISFORUM AI X1, também já analisado por aqui.

Recomendado - Echo Boomer

Este produto foi cedido para análise pela MINISFORUM.

Graça Pacheco
Graça Pacheco
Licenciada em literaturas clássicas e com um doutoramento em estudos literários, sou colaboradora e fã do Echo Boomer. Escrever, para mim, é um ofício desafiante mas também um hobby. Também adoro gastronomia, gosto de explorar novas tecnologias e sobretudo, adoro cinema e TV.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados