O novo jogo multijogador da Velan Studios chega à versão final com combates às escuras, novos modos, criaturas demoníacas e regras imprevisíveis na Wormwood Manor.
Depois de cinco meses em Acesso Antecipado, Midnight Murder Club chega agora na sua versão completa para PC e PlayStation 5, publicado pela Sony Interactive Entertainment. Criado pela Velan Studios, o Midnight Murder Club coloca um grupo de jogadores numa mansão mergulhada em escuridão total, onde cada um se esconde por trás de uma máscara e entra no jogo com uma lanterna e um revólver.
A ausência de luz é o pilar central da experiência, influenciando os movimentos e decisões dos jogadores. Usar a lanterna para encontrar o caminho ou identificar inimigos, pode também revelar a sua posição aos inimigos. E o chat de proximidade que capta todos os sons, como passos apressados a sussurros, podem denunciar a localização de quem o produz. Conceitos interessantes que relembram teorias como Teoria da Floresta Negra, que tenta responder a questões como “porque é que ainda não detetamos vida inteligente no espaço”. Desta forma, os combates são inicialmente tensos, com os confrontos a surgirem de forma repentina, caótica e igualmente divertida.
Nesta versão final do jogo são introduzidas novidades como o Graveyard Shift, um modo cooperativo PvE jogável a solo ou com outro jogador. Nele, é preciso explorar cada canto da mansão em busca de Relíquias Douradas amaldiçoadas e levá-las ao Cofre, recebendo bênçãos quando são purificadas. Durante essas missões, os jogadores são confrontados por várias criaturas tentam impedir o progresso. Entre elas encontram-se caveiras flamejantes que explodem em bolas de fogo, figuras invisíveis conhecidas como Shadow Men que atacam a partir das sombras e caçadores com visão noturna e faca em punho. Quanto mais tempo passar, mais a mansão acumula maldições e maior se torna o desafio.
Outro elemento importante na experiência de jogo é o sistema Wildcards, um sistema de cartas cada vez mais comum em jogos, que altera as regras de cada sessão. Antes de cada jogo, são escolhidas cartas que mudam as condições de forma imprevisível. Algumas espalham armadilhas para ursos pela mansão, outras deixam candeeiros suspensos prontos a cair quando se passa por baixo deles. Também existem cartas que fazem com que cada morte provoque uma explosão em cadeia ou que reduzem o tamanho do jogador atingido, mudando até a sua voz. Desta forma, cada sessão de jogo tem oportunidade de se tornar única, com as suas próprias regras.
Dada a natureza online da experiência, Midnight Murder Club segue também uma tendência muito bem-vinda em lançamentos recentes, com o seu Guest Pass. Através dele, os jogadores poderão convidar amigos para se juntarem à experiência, mesmo que não tenham o jogo. Bastando assim uma pessoa com o acesso ao jogo. Os restantes, terão, no entanto, ter que o descarregar após convite. Esta opção está disponível tanto na versão para PC como para PlayStation 5.
Para facilitar as sessões entre amigos, a Velan Studios introduziu o chamado Guest Pass ao jogo. Esta funcionalidade permite que apenas uma pessoa do grupo tenha o jogo, enquanto os restantes descarregam gratuitamente uma edição de acesso e entram por convite ou código de lobby. A opção está disponível tanto no PC via Steam como na PlayStation 5.
De acordo com o diretor criativo Eric Feurstein, Midnight Murder Club é resultado de dez anos de trabalho e experiências, após a ideia original se ter concretizado com um protótipo para jogar com amigos. contou que a ideia nasceu há cerca de dez anos, quando fez um protótipo para jogar com amigos. Desde então, Feurstein e a sua equipa, juntamente com feedback da comunidade que construiu, foi afinando e experimentado até se tornar num “jogo a sério”.
Midnight Murder Club está à venda na Steam Store e PlayStation Store, por apenas 9,99€.