O Microsoft 365 Companions vem oferecer uma nova forma de interação com o Windows 11.
A barra de tarefas do Windows tem vindo a ser atualizada a cada nova versão. E a mais recente modernização aconteceu com a transição do Windows 10 para o Windows 11, mas sem uma revisão profunda, ou de novas funcionalidades, que tivessem realmente agitado a experiência de utilização como aconteceu no passado. Agora, durante a conferência Microsoft Ignite 2024, a Microsoft anunciou que vai voltar a alterar a barra de tarefas, com mudanças que prometem ser significativas e essenciais para a utilização do sistema operativo.
Pavan Davuluri, chefe do Windows e Surface da Microsoft, anunciou o Microsoft 365 Companions, uma nova funcionalidade que vai adicionar contactos, ficheiros e calendário diretamente na barra de tarefas do Windows 11. Não são atalhos, que já temos, mas sim painéis flutuantes que exibem conteúdos sem a necessidade de abrir uma aplicação dedicada.
A ideia é obter informações e interagir com determinados serviços de forma mais intuitiva, sem perder tempo. A Microsoft não explicou detalhadamente como é que vai funcionar, mas partilha que deverá inspirar-se no que já existe no Phone Link (Vínculo ao Telemóvel), que permite visualizar mensagens e ligações recentes, notificações ou, até mesmo, a duração da bateria do smartphone sem necessidade de abrir a aplicação em si.
O Microsoft Teams também já beneficia dessa integração com a barra de tarefas, oferecendo algumas funcionalidades a partir daí, sem a necessidade de trocar de janela. Isso permite que o utilizador ative ou silencie o seu microfone rapidamente, sem interromper a sua atividade atual.
Barra de tarefas do Windows 11 vai ser mais do que um espaço de acesso rápido
Para já, não se sabe se a experiência do Microsoft 365 Companions será acessível a programadores externos, a fim de melhorar a integração de todas as aplicações na barra de tarefas. Alguns softwares já oferecem algumas possibilidades, como as opções multimédia de aplicações com o Spotify. Assim, a adição de novas funções, e para mais aplicações, poderá trazer vantagens para os utilizadores.