A novidade chega ao Word, Excel e PowerPoint e traz consigo com melhorias na utilização e uma interface menos intrusiva.
A Microsoft tem estado a ajustar, de forma lenta mas consistente, a integração do Copilot no Word, Excel e PowerPoint. Ajustes esses que procuram responder diretamente as críticas mais comuns dos utilizadores, nomeadamente o botão flutuante no canto inferior direito que exibe sugestões contextuais, que sempre dividiu opiniões.
A partir da próxima semana, uma atualização para as versões web, Windows e macOS irá, então, permitir que os utilizadores possam mover o botão do Copilot para o menu clássico, ou seja, a barra de ferramentas. Para tal, basta clicarem com o botão direito e escolher a opção correspondente. Quem achava o ícone flutuante intrusivo poderá ainda remove‑lo da área de trabalho de forma permanente, mantendo apenas o acesso tradicional.
A função de encaixe também foi melhorada. Onde antes, mesmo quando o utilizador arrastava o botão para a borda, ele frequentemente voltava à posição original após a sua utilização. Com a atualização, o botão permanece fixo onde foi colocado, seja na lateral ou no menu, tornando a experiência mais estável e menos irritante para quem prefere um ambiente de trabalho mais limpo.
Estas alterações chegam primeiro às principais aplicações do Microsoft 365 e têm como objetivo tornar o fluxo de trabalho mais fluido, sem quebrar hábitos já estabelecidos. A Microsoft reforça que continua a basear‑se no feedback dos utilizadores para melhorar a integração do Copilot e que, para quem prefere um estilo mais tradicional, a interface passa agora a ser muito mais personalizável.
