A Microsoft está a injetar novas funcionalidades nas aplicações nativas do seu sistema operativo.
A Microsoft está a levar a inteligência artificial até duas das suas mais populares ferramentas nativas do Windows: o Paint e o Bloco de Notas. As atualizações das duas aplicações estão já a ser lançadas inicialmente para os utilizadores dos canais Canary e Dev do Windows 11, como parte do programa Windows Insider.
Assim, o Paint do Windows 11 fica preparado para a criação e edição de imagens através de inteligencia artificial generativa. Na versão mais recente da aplicação, 11.2410.28.0, é possível encontrar agora o Preenchimento Generativo e o Generative Erase.
A primeira, o Preenchimento Generativo, uma função que oferece aos utilizadores a capacidade de modificar ou adicionar novos elementos a uma imagem com facilidade, apenas descrevendo o que desejam inserir. Ao selecionar uma área específica da imagem, o utilizador pode descrever em texto e a ferramenta irá gerar automaticamente o conteúdo que se encaixa no estilo e contexto da imagem. Essa ferramenta é ideal para ajustes criativos rápidos e para quem deseja adicionar elementos a uma imagem, sem a necessidade de habilidades avançadas de edição.
Depois temos o Generative Erase, uma funcionalidade que torna possível a remoção de objetos indesejados de uma imagem de forma simples. Após selecionarem o objeto que desejam excluir, a inteligência artificial preenche automaticamente o espaço vazio, adaptando o fundo de forma inteligente, o que facilita a edição sem deixar marcas visíveis da remoção.
Para além dessas novidades, o Cocriador (Image Creator), ferramenta integrada ao Paint, também recebeu melhorias. Agora funciona com um modelo de IA otimizado, proporcionando resultados mais rápidos e precisos. Essa função, lançada no ano passado, agora está disponível em mais países, como Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e EUA. Relembrar que o Cocriador também está disponível apenas para dispositivos Copilot+ com processadores Snapdragon.
O Bloco de Notas do Windows 11 também recebe novas funções
O tradicional Bloco de Notas também não fica para trás e ganha funcionalidades na versão 11.2410.15.0. Entre as funcionalidades mais aguardadas está a função de reescrita automática de textos. Com essa ferramenta, os utilizadores podem reformular textos selecionados de forma simples e intuitiva. A ferramenta permite ajustar o tom do texto (por exemplo, mais formal ou casual) e, até, modificar o comprimento da redação, o que pode ser útil em diversas situações, como ao resumir textos longos ou reescrever passagens para melhorar a clareza.
Para além disso, a Microsoft revelou que melhorou significativamente o desempenho do Bloco de Notas. A velocidade de inicialização foi acelerada em até 55%, o que garante uma experiência mais ágil para os utilizadores.