Serão substituídas quatro escadas mecânicas e modernizadas outras três.
Muito se tem escrito sobre as escadas mecânicas da estação de metro da Baixa-Chiado, constantemente avariadas. Em outubro, por exemplo, o Metropolitano de Lisboa fazia saber que, embora as escadas estivessem operacionais (voltando pouco depois a apresentar problemas), esta seria sempre uma solução provisória, uma vez que é imperativo substituir os equipamentos com avarias. E isso é algo que vai acontecer em breve.
Esta terça-feira, o Metropolitano de Lisboa adjudicou à empresa Kone Portugal Elevadores uma empreitada na estação Baixa-Chiado para substituição de quatro escadas mecânicas e modernização de mais três. As escadas mecânicas que vão ser substituídas dão acesso à Rua do Crucifixo e as que vão ser modernizadas dão acesso ao Largo Chiado. O valor da obra é de 1.470.047€ (acrescido de IVA à taxa legal em vigor).
No âmbito das intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos, o Metropolitano de Lisboa já realizou um investimento total de cerca de 5,12 milhões de euros. Prevê-se que, até 2025, a empresa venha a ter 52 estações com acessibilidade plena. Este número não contempla as novas estações previstas no plano de expansão, que já abrirão ao público dotadas de todos os equipamentos necessários e meios de acessibilidade plena.
Atualmente, das 56 estações da rede do Metropolitano de Lisboa, 40 possuem acessibilidade (71,4%), ou seja, permitem o acesso pleno a pessoas com mobilidade reduzida, através de elevadores entre o átrio de bilheteiras e a superfície, e entre o átrio e o cais, bem como escadas mecânicas e/ou tapetes rolantes.