Terá duas linhas totalmente implementadas em 2026.
Foi apresentado esta semana, no âmbito da iniciativa Governo +Próximo, a apresentação do projecto Bus Rapid Transit (BRT) em Braga.
Este sistema de transporte, com um custo de cerca de 100 milhões de euros, terá duas linhas totalmente dedicadas implementadas no segundo semestre de 2026 e foi incluído na atualização do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo.
O BRT irá ligar diversos polos geradores de tráfego na cidade, como a estação de comboios, o Centro Coordenador de Transportes de Braga, a Universidade do Minho, o Hospital, o INL, superfícies comerciais e zonas de maior densidade populacional.
Uma das linhas previstas no financiamento do PRR fará a ligação entre a Estação de Comboios e o Hospital de Braga através das Avenidas Imaculada Conceição, João XXI e João Paulo II. A segunda linha liga a Avenida Robert Smith à Estação de Comboios através das Avenidas Frei Bartolomeu dos Mártires, Padre Júlio Fragata e António Macedo, com passagem ainda pelo CCTB e Praça Conde de Agrolongo.
Numa fase inicial a rede terá as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 KM, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 KM e 23 estações.
O concurso para este “metrobus” deverá ser lançado no último trimestre deste ano.
Nota: imagem meramente ilustrativa