Metro do Porto já começou a montagem do viaduto de Santo Ovídio

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Esta é uma operação de enorme relevância para a empreitada de ampliação da Linha Amarela.

Foi lançado, esta terça-feira, o primeiro tramo do tabuleiro metálico que garantirá a passagem do Metro do Porto por toda a extensão do viaduto de Santo Ovídio. Este primeiro troço, com um peso aproximado de 400 toneladas e que tem acoplados três dos 23 módulos que compõem o viaduto, transpôs esta semana a Rua dos Arrependidos, de onde fará gradualmente o percurso até chegar a Santo Ovídio, algo que deverá acontecer no final do primeiro trimestre do próximo ano.

Tanto estes três módulos como a maioria dos restantes estão a ser colocados no viaduto segundo o método de lançamento incremental, o que significa que as “peças” que integram a estrutura vão deslizando, lentamente, de pilar em pilar. “No fundo, é como um lego que vamos juntando e lançando”, referiu Pedro Quintas, engenheiro da Metro do Porto responsável pela ampliação da Linha Amarela.

Pedro Quintas justificou também a opção por este método construtivo, sobretudo, pelo facto de não impor grandes condicionamentos à população: “Esta estrutura poderia ter sido montado à grua, entre cada pilar, mas estamos a utilizar este processo que, por ser aéreo, é menos invasivo. Ou seja, tem menos impacto ao nível do trânsito rodoviário e do património ambiental existente na Quinta do Cisne, aqui ao lado”. O responsável da Metro do Porto garantiu ainda que existe, nesta obra em específico, “toda uma instrumentação que permite medir deslocamentos e forças”, sendo deste modo possível “controlar todo o processo a par e passo”.

Esta operação, de enorme relevância para a empreitada de ampliação da Linha Amarela, chamou a atenção de vários curiosos que passavam pela rua e que não quiseram perder a oportunidade de ver e colocar questões aos profissionais lá presentes. A empreitada de extensão da Linha Amarela avança a bom ritmo e, recorde-se, estará concluída até final de 2023.

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