As obras da empreitada agora adjudicada deverão estar concluídas em até ao final de 2026.
Foi assinado na semana passada o contrato para construção da Linha Rubi do Metro do Porto. Com a assinatura dos membros do Conselho de Administração da concessionária pública e dos representantes do consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e pela Contratas y Ventas, está dado mais um passo no sentido da materialização daquele que é o maior projeto português no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/NextGenerationEU.
O contrato tem o valor de 379,5 milhões de euros – o valor global de investimento da Linha Rubi é de 435 milhões -, e será enviado ao Tribunal de Contas, para obtenção de visto e posterior consignação da empreitada. Os benefícios sociais, económicos e ambientais da Linha Rubi estão quantificados em 1,7 mil milhões de euros. As obras da empreitada agora adjudicada deverão estar concluídas em até ao final de 2026.
A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui no seu traçado uma nova travessia sobre o Rio Douro, a “Ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha”. Esta ponte será exclusivamente reservada ao Metro e à circulação pedonal e de bicicletas.
No seu conjunto, a Linha Rubi vai assegurar importantes ligações entre fortes centros de procura, desde logo a Estação da Casa da Música, com seis linhas de Metro, o polo Universitário do Campo Alegre, as superfícies comerciais e o hospital da Arrábida, a zona histórica de Gaia e zonas turísticas das imediações, a Estação CP das Devesas e o interface modal de Santo Ovídio onde, para além da Linha Amarela do Metro do Porto, irá nascer uma estação do comboio de Alta Velocidade.