Metro do Mondego. Iniciada a construção do troço de ligação entre a zona da Portagem e Coimbra B

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O custo é de cerca de 34 milhões de euros.

Deu-se hoje início à empreitada de construção do troço de ligação entre a zona da Portagem e Coimbra B, que integrará o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no concelho de Coimbra.

A intervenção neste troço envolve um investimento de perto de 34 milhões de euros e compreende a criação da ligação entre a zona da Portagem e a estação de Coimbra B, com a adaptação do atual canal ferroviário desativado para acomodar o novo perfil transversal tipo BRT-METROBUS, bem como a melhoria das acessibilidades, a remodelação e adequação das vias na zona da Estação de Coimbra B que será dedicada ao novo serviço de transporte de passageiros.

Com o início desta empreitada, encontra-se em curso no terreno a construção da totalidade da infraestrutura de circulação que servirá o futuro Metro do Mondego, com uma extensão de 42 quilómetros, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo ao núcleo urbano de Coimbra.

No âmbito desta empreitada, serão realizados os seguintes trabalhos:

  • Desativação das infraestruturas ferroviárias existentes na estação de Coimbra A e no espaço canal entre esta e a estação de Coimbra B, a ser ocupado pelo canal Metrobus;
  • Remodelação, alteração do layout e melhoria de acessibilidades na estação de Coimbra B;
  • Canal Metrobus:
  • Implementação de canal Metrobus segregado com cerca de 1840m sobre a plataforma ferroviária atualmente existente;
  • Quatro paragens em cada sentido;
  • Quatro interseções rodoviárias semaforizadas;
  • Duas intersecções pedonais semaforizadas;
  • Reperfilamento da Rua Coronel Veiga Simão incluindo um novo pontão sobre a Ribeira do Gorgulão;
  • Intervenção de adaptação em passagem inferior rodoviária ao km 0+079;
  • Demolição e reconstrução de pontão ao km 0+614.

O futuro Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.

Este projeto tem como benefícios promover a mobilidade sustentável, reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra e, ainda, promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo

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