Recorde-se que, inicialmente, o Metro de Superfície Odivelas-Loures deveria ter entrado em funcionamento em 2025…
O Governo aprovou recentemente um reforço de 150 milhões de euros para o financiamento da Linha Violeta, que ligará Odivelas a Loures, no âmbito do projeto do Metro de Superfície. Esta medida surge após uma revisão da Resolução 155/2023, datada de 27 de novembro, e visa aumentar em cerca de 28% o valor global do investimento na empreitada. O objetivo é garantir a viabilidade do projeto e o cumprimento dos novos prazos, com a conclusão da obra agora prevista para 2029.
Além do acréscimo no montante destinado à construção da linha, a nova resolução também permite a procura por fontes de financiamento adicionais, tanto a nível nacional como europeu. A decisão surge após o insucesso do concurso anterior, que teve todas as propostas excluídas por não se ajustarem ao valor inicial previsto, com as propostas apresentadas a ultrapassarem em média 46% o custo base estabelecido pelo Governo anterior.
A revisão dos preços e a necessidade de ajustar o orçamento à realidade atual levou o Governo a aumentar o montante de 150 milhões de euros. Contudo, a execução do projeto do Metro de Superfície Odivelas-Loures não poderá ser concluída dentro do período previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o que dificulta a utilização dessa fonte de financiamento. Para contornar este obstáculo, o Governo optou por procurar alternativas, incluindo o financiamento através do Banco Europeu de Investimento (BEI), além de reforçar a contribuição nacional através do Orçamento de Estado e do Fundo Ambiental.
A Linha Violeta, com uma extensão de 11,5 quilómetros e 17 estações, percorrerá os concelhos de Loures e Odivelas. No concelho de Loures, serão construídas nove estações, abrangendo as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, com um total de cerca de 6,4 quilómetros. O concelho de Odivelas contará com oito estações, servindo as freguesias de Póvoa de Santo Adrião, Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão de aproximadamente 5,1 quilómetros. As estações terão tipologias variadas, sendo 12 de superfície, três subterrâneas e duas em trincheira, garantindo uma cobertura eficiente e acessível para a população.
No passado mês de fevereiro, o Governo avançava que a Linha Violeta estaria pronta algures em 2027. Agora, essa data volta a ser adiada mais dois anos, até porque, inicialmente, previa-se que o Metro de Superfície Odivelas-Loures estivesse a funcionar em 2025…