Metro de superfície Loulé-Faro-Olhão vai custar 300 milhões de euros

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E está ainda previsto eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuzeta (Olhão).

Um estudo preliminar apresentado esta semana dá conta de que o metro de superfície entre as cidades algarvias de Olhão, Faro e Loulé terá 38 km de extensão e beneficiará 185 mil pessoas, cerca de 40% da população do Algarve.

O metro ligeiro entre Olhão, Faro e Loulé terá 24 paragens e um traçado que fará com que 70 mil residentes (dos 185 mil que beneficiará) fiquem a menos a 600 metros de uma paragem, podendo transportar cerca de 40 mil viajantes por dia.

As tabelas preliminares de custo total do projeto aponta para 300 milhões de euros, quer a solução seja veículos elétricos, quer seja veículos a hidrogénio.

A futura linha irá passar por três estações ferroviárias (Parque das Cidades, Bom João e Olhão) para ligação à linha ferroviária do Algarve (Vila Real de Santo António-Lagos) e equipamentos como o Aeroporto Humberto Delgado (nove milhões de passageiros, cinco mil trabalhadores) e o polo de Gambelas da Universidade do Algarve (5,3 mil estudantes).

O estudo, feito pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, prevê ainda eventuais extensões da linha a Albufeira e à Fuzeta (Olhão).

Nota: Imagem meramente ilustrativa

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