O Metro de Lisboa recebeu a terceira unidade da nova série ML 20, reforçando o plano de modernização da frota e a capacidade da rede.
O Metro de Lisboa recebeu, no dia 17 de maio, a terceira unidade tripla da série ML 20, no âmbito do plano de renovação da frota e reforço da oferta de transporte público na capital. Esta aquisição insere-se num processo de modernização mais alargado, que procura dar resposta às exigências crescentes da mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa.
A primeira composição da série ML 20 chegou a 9 de agosto de 2024, funcionando como protótipo para validação técnica e operacional. Durante vários meses, foi submetida a um extenso programa de ensaios, tanto em contexto oficinal como em exploração na rede, com o objetivo de aferir a sua compatibilidade com os requisitos técnicos e operacionais do sistema. Deste processo resultaram ajustamentos que foram incorporados em fábrica nas unidades seguintes.
A segunda unidade foi entregue a 17 de abril e, tal como a terceira, agora recebida, já integra os aperfeiçoamentos identificados na fase de testes. Está previsto que as restantes composições da série ML 20 sejam entregues até ao final do ano.
No total, o Metro de Lisboa integrará 14 novas unidades triplas. Estes veículos introduzem melhorias ao nível do conforto e da acessibilidade, incorporam sistemas digitais de informação ao passageiro e soluções avançadas de segurança e videovigilância. Estão ainda equipados com a tecnologia de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control), que permite um controlo contínuo da circulação, contribuindo para o aumento da frequência, regularidade e segurança da operação.