Mercadona não quer abrir, para já, uma loja em Lisboa

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Mas a capital portuguesa vai ganhar um centro de formação.

Ao longo do ano passado, através de ofertas de emprego, a Mercadona foi divulgando alguns dos novos supermercados cujas aberturas ocorrerão algures durante 2023. Serão 10 novas lojas ao todo este ano.

Falamos, por exemplo, de futuras aberturas em Sintra, Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Gondomar, Marco de Canaveses, Lousada e Figueira da Foz. E mais recentemente, ficámos a saber que a Mercadona irá também abrir uma loja em Évora, naquele que será o primeiro supermercado da cadeia espanhola no Alentejo. No entanto, para esta futura loja em Évora, não temos ideia de quando será inaugurada.

Mas feitas as contas, e considerando que a cadeia espanhola tem, neste momento, 39 lojas, significa que ficará com 49 lojas no final de 2023, representando um crescimento superior a 60% em número de lojas face a 2021. Dito isto, aguardamos pelas primeiras inaugurações, e cá estaremos para as divulgar.

Há também muita gente que pergunta por uma loja Mercadona em Lisboa. Neste momento, a loja mais próxima da capital portuguesa é mesmo a de Oeiras, inaugurada em dezembro do ano passado.

Ora, e embora o objetivo da empresa seja expandir-se no distrito de Lisboa, não está nos planos da empresa, pelo menos para já, a construção de uma loja na cidade lisboeta. Porém, é mesmo na capital que será inaugurado um novo centro de formação.

“Esta nave está integrada nas instalações do Centro de Coinovação, o que nos permite criar sinergias entre várias áreas da empresa”, disse a diretora de Relações Institucionais da Mercadona, Inês Santos, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

Recorde-se que a cadeia espanhola tem a funcionar em Lisboa desde setembro de 2021 um Centro de Coinovação, um macrolaboratório de ideias onde os especialistas desenvolvem, em conjunto com os “Chefes”, produtos que correspondam aos seus gostos, detetando as suas necessidades quanto às escolhas que compõem o seu cabaz de compras habitual. Desta forma, é possível introduzir melhorias e lançar inovações nos cinco negócios que englobam todos os produtos comercializados pela empresa: comida, bebida, higiene pessoal, limpeza do lar e cuidado dos animais de estimação. Antes de chegarem às prateleiras dos supermercados, os produtos passam por uma fase de testes com os clientes, realizadas nestes centros.

Como a empresa quer continuar a crescer na zona centro-sul de Portugal, é então fundamental apostar num novo centro de inovação numa zona mais central do país, ao invés de levar todos os colaboradores para Matosinhos, onde as formações são realizadas.

No entanto, e voltando a uma eventual loja Mercadona em Lisboa, as recentes declarações de Inês Santos contrastam com o que foi dito por Juan Roig, CEO da Mercadona, em março do ano passado, durante a apresentação anual das contas da companhia, quando referia que a marca iria entrar com uma loja na capital portuguesa em 2023.

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