Até porque o foco de momento é mesmo a expansão no país.
Foi em junho de 2016 que a Mercadona anunciou a sua vinda para Portugal e criou a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para operar no país. A partir desse momento, começou a contratar os primeiros colaboradores portugueses com o objetivo de constituir equipas e começar a criar raízes em Portugal, aplicando o seu próprio modelo de gestão: o Modelo de Qualidade Total. Até 2019, ano em que abriu o seu primeiro supermercado, a empresa foi formando equipas, conhecendo a sociedade portuguesa e os gostos e hábitos de consumo dos portugueses.
No dia 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, abriu o primeiro supermercado Mercadona em território nacional, o ponto de partida do primeiro projeto de internacionalização da empresa.
Desde então, a Mercadona não parou de apostar no país e conta já com uma rede de 42 supermercados em 10 distritos (49 até ao final deste ano), mais de 3.500 trabalhadores em Portugal, um bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e outro em construção em Almeirim.
Além disso, a empresa tem 1.000 fornecedores portugueses aos quais comprou 789 milhões de euros em 2022. Para implementar o seu Modelo de Coinovação, a empresa tem três Centros de Coinovação em Portugal: um em Matosinhos, que começou a funcionar em 2017, um em Lisboa e outro em Vila do Conde, ambos criados em 2021.
É incrível tudo o que a cadeia espanhola já alcançou em tão pouco tempo, pelo que não vai ficar por aqui, até porque vai continuar a expandir-se pelo país. A 5 de setembro, por exemplo, a empresa inaugurada o novo supermercado Mercadona Lousada, e no dia 19 do mês é a vez do esperado Mercadona Seixal abrir portas.
Após as aberturas de setembro, as inaugurações continuarão em outubro, com o Mercadona Tapada das Mercês e um novo supermercado Mercadona Gondomar. Já em novembro estão previstas três aberturas: Torres Vedras, Alverca (Vila Franca de Xira) e Braga. E fica fechado o plano, pelo que, se tudo correr como planeado, dezembro não terá qualquer inauguração de uma nova loja Mercadona.
Já em 2024, a Mercadona vai abrir lojas em Coimbra, Rio de Mouro e Guarda, estando também nos planos uma loja na cidade de Leiria, embora não se saiba que essa inauguração acontecerá em 2024 ou somente em 2025.
Loja online não está nos planos… num futuro próximo
Há algo que os clientes Mercadona muito pedem: uma loja online. Mas parece que isso não acontecerá em breve, isto é, num futuro próximo.
“Atualmente não dispomos de um serviço de compra online, nem prevemos disponibilizá-lo num futuro próximo. A nossa prioridade neste momento é avançar com o processo de expansão em Portugal”, disse a Mercadona Portugal ao responder a uma pergunta de uma utilizadora no Facebook.
E não é propriamente de admirar. Afinal de contas, com apenas quatro anos de existência em Portugal, é mais do que lógico que a cadeia espanhola queira estabelecer a sua presença em Portugal, com muitos supermercados, e só depois eventualmente avançar para uma loja online, como tem em Espanha.