Sendo que mais de um terço desse valor foi alocado para o bloco logístico de Almeirim, com abertura prevista para este ano.
Foi a 2 de julho de 2019 que a Mercadona abriu o primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia. A expansão continuou na região Norte nos anos que se seguiram (nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro), sendo que o ano de 2022 marcou a chegada à Área Metropolitana de Lisboa. Desde então, seguiram-se as primeiras aberturas nos distritos de Santarém, Viseu, Leiria e Coimbra. Atualmente, a Mercadona tem já uma rede de 49 supermercados em território nacional e está presente em 10 distritos.
Mas a expansão não vai ficar por aqui, até porque a empresa, que conta já com mais de 5 mil funcionários em Portugal, vai continuar a abrir lojas e, com isso, a criar novos postos de trabalho. Assim, fiquem a saber que, em 2024, a Mercadona irá abrir um total de 11 novas lojas, chegando pela primeira vez a mais dois distritos: Guarda e Évora.
Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio) são as próximas localizações dos supermercados Mercadona. A empresa terminará o ano com 60 lojas abertas em território nacional.
Salientar que, sempre que abre um novo supermercado, a Mercadona coloca em prática a sua política de Responsabilidade Social Empresarial através da doação de alimentos, uma das principais medidas de prevenção contra o desperdício alimentar e do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe.
Assim, cada supermercado estabelece uma parceria com uma instituição social local que diariamente vai recolher os excedentes da loja. No total, em 2023, a empresa doou 1.200 toneladas de bens de primeira necessidade a mais de 70 entidades de cariz social, a partir das suas lojas portuguesas e Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, o equivalente a 21.400 carrinhos de compras.
Mercadona já investiu 800 milhões de euros em Portugal
Portugal foi o país escolhido pela empresa espanhola para a sua primeira internacionalização. E a “empresa está muito satisfeita com a expansão”, disse Inês Santos, diretora de relações institucionais da Mercadona em Portugal, em entrevista ao Jornal Económico. Aliás, e de acordo com a responsável, “algumas lojas que estão no top de vendas de toda a cadeia”, o que é impressionante tendo em conta que o primeiro supermercado Mercadona em Portugal somente surgiu há cinco anos.
Entre 2013 e 2023, a Mercadona investiu 800 milhões de euros em Portugal, mas é preciso ter noção que mais de um quarto desse valor foi alocado para o Bloco Logístico de Almeirim, o maior da empresa na Península Ibérica, que entrará em funcionamento algures durante o segundo semestre de 2024. Ou seja, o valor de investimento, a partir deste ano, deverá ser substancialmente inferior, a não ser que a empresa se dedica a lançar outro grande projeto.
De acordo com o Jornal Económico, a Mercadona já tinha 3,8% de quota de mercado no quarto trimestre de 2022, posicionando-se como a sexta cadeia de supermercados que mais vende em Portugal. Ao mesmo jornal, Inês Santos disse ainda que o ordenado de entrada de um operador de loja/operador de armazém já subiu 27% desde 2019.
Sobre este ponto, realçar que a Mercadona vai, na Península Ibérica, distribuir 600 milhões de euros pelos seus colaboradores.
Em março, os colaboradores da Mercadona, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.
Isto porque a cadeia espanhola decidiu, no âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de 100.000 pessoas que compõem a empresa, além do prémio por objetivos que tradicionalmente reparte todos os anos. Desta forma, a empresa distribui 600 milhões de euros pelos seus colaboradores, mais 50% do que em 2023, ano em que o valor total distribuído foi de 405 milhões de euros.
Desde que os acionistas da Mercadona lançaram esta iniciativa, em 2001, a empresa já distribuiu com os seus colaboradores mais de 5.580 milhões de euros. Este número reflete o compromisso da empresa com o crescimento partilhado e com o lucro mútuo.