2022 foi um ano de sucesso para a cadeia espanhola.
Em 2016, a Mercadona iniciou o seu processo de internacionalização em Portugal, com a sociedade Irmãdona, a “irmã da Mercadona” e, três anos depois, em 2019, inaugurou a sua primeira loja no país vizinho. Um ambicioso projeto que não tem parado de crescer e que, em apenas seis anos, atingiu um total de 39 supermercados, após ter inaugurado 10 durante os últimos 12 meses, o que lhe permite ter presença, em 2022, em nove distritos: Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria e Lisboa.
A Irmãdona, que desenvolve a sua atividade como uma empresa portuguesa de origem espanhola e cuja sede está em Vila Nova de Gaia, conseguiu consolidar o Modelo da Mercadona no país luso. Um modelo que gerou valor desde o início, tal como demonstram os 590 milhões de euros de investimento acumulado, 140 milhões em 2022; ou as 3.500 pessoas que formam a sua equipa, 1.000 das quais são novas incorporações deste exercício. Todas elas se juntaram a um projeto sustentável, não só no presente, mas também no futuro. Um projeto que investe na sua principal força, os recursos humanos, como demonstra a decisão tomada no passado mês de outubro de subir 11% o salário inicial em Portugal, em 2023; e que gera dinamismo e crescimento conjunto nas zonas em que está presente.
Com estas bases, a Irmãdona continuou a avançar, estreitando os seus laços com o país, o que lhe permitiu conhecer cada vez mais e melhor a sociedade portuguesa, os seus gostos e as suas necessidades. E também aproveitar ao máximo a oportunidade de desenvolvimento do Projeto Mercadona em Portugal, através da colaboração conjunta com os fornecedores locais, aos quais foram realizadas compras no valor de 789 milhões de euros.
Do mesmo modo, a Irmãdona continua a incorporar sinergias no projeto conjunto e a alcançar novos marcos como, por exemplo, a ampliação do bloco logístico da Póvoa de Varzim (Porto); os avanços realizados em Almeirim (Santarém), onde está a ser construído aquele que será o segundo bloco logístico e o maior que a empresa tem na sua cadeia; ou a entrada da Mercadona em cinco novos distritos durante estes 12 meses.
Estes marcos e resultados, com uma faturação de 737 milhões de euros em 2022, foram conseguidos graças ao esforço do conjunto da equipa, comprometida em fazer tudo quanto seja necessário para satisfazer “O Chefe”. E, também, motivados pela confiança destes “Chefes” e a colaboração dos “Fornecedores”, todos eles imprescindíveis para poder consolidar uma empresa que a sociedade portuguesa queira que exista e sinta orgulho nela.
Dito isto, e após ter investido 140 milhões de euros em Portugal em 2022, a cadeia espanhola irá duplicar esse valor, investindo 280 milhões de euros no país em 2023. Por cá, esses milhões serão utilizados para a abertura de novos supermercados no centro e sul do país e para a construção, reforma e ampliação dos seus blocos logísticos. Por aqui podemos desde já destacar novamente o novo bloco logístico em Almeirim (Santarém), que deverá estar operacional durante 2024. Ao todo, a Mercadona prevê investir 225 milhões de euros neste bloco e criar 500 novos postos de trabalho estáveis e de qualidade.