Mercadona faturou 1.403 milhões de euros em Portugal no ano passado

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E o nosso país está a caminho de se tornar um negócio rentável para a cadeia espanhola.

O projeto de internacionalização em Portugal, um dos pilares da brutal transformação da Mercadona, alcançou em 2023 as 49 lojas, concluindo o ano com uma equipa de 5.300 colaboradores, mais 1.800 novos empregos do que no exercício anterior. Durante 2023, a empresa trabalhou com 1.000 fornecedores nacionais, aos quais comprou um total de 1.178 milhões de euros.

Neste mesmo ano, a empresa realizou um investimento de 291 milhões de euros, duplicando o valor do ano anterior, atingiu um volume de vendas de 1.403 milhões de euros (+90%) e contribuiu com 171 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.

Para 2024, ano em que completa os cinco anos desde a abertura da primeira loja em Portugal, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024.

1800 novos postos de trabalho só em 2023

No seu contributo para a criação de emprego estável e de qualidade, em 2023, a Mercadona gerou 1.800 em Portugal. Da mesma forma, com o objetivo de continuar a garantir o seu poder de compra, a empresa aprovou um aumento salarial em linha com o IPC de dezembro (1,4% em Portugal), além do prémio por objetivos que advém dos lucros obtidos pela empresa e do facto de o trabalhador ter atingido as metas e objetivos acordados no início do ano. E, como medida excecional em 2023, foi distribuído mais meio prémio adicional, pela melhoria da eficiência produtiva e gestão.

A Mercadona voltou também a fazer uma contribuição tributária histórica de 2.604 milhões de euros para os cofres públicos de Portugal e de Espanha, um aumento de 15% em relação ao exercício anterior. Ao analisar detalhadamente esta contribuição, destaca-se o IVA, que aumentou para os 487 milhões de euros, mais 17%; o IRS dos colaboradores, 495 milhões de euros, mais 12%; e o IRC, com uma taxa efetiva de 23,3%, que foi de 342 milhões de euros, mais 43% do que no ano passado.

A nível ibérico traduz-se num resultado líquido de 1.009 milhões de euros, mais 40% do que em 2022, dos quais 100 milhões de euros resultam da excelente gestão realizada pela tesouraria. Da mesma forma, a empresa continua a apostar num crescimento sustentado e sustentável sem nunca perder o foco na eficiência, produtividade e melhoria da sua gestão, uma vez que a sua margem caiu 1 ponto, pelo que destinará 80% destes lucros, mais de 800 milhões de euros, ao investimento para continuar a maximizar o seu impacto económico e social em Portugal e Espanha.

Com uma política pioneira de reinvestimento de lucros para continuar a fortalecer os recursos próprios da empresa, a Mercadona decidiu investir 5.000 milhões de euros nos próximos cinco anos, dos quais 1.100 milhões de euros em 2024, para continuar a maximizar o seu impacto social e económico em Portugal e Espanha, contando também com o seu principal ativo, os seus colaboradores, prevendo aumentar a equipa em 1.000 pessoas.

De resto, referir que o mercado português está a caminho de se tornar rentável em Portugal, tal como já acontece em território espanhol.

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