Foram substituídos por outros feitos de materiais sustentáveis.
A Mercadona desenvolve há mais de dois anos a Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão adequada dos seus resíduos, que se concretiza em seis ações a desenvolver até 2025.
A Mercadona concluiu de momento a segunda ação da estratégia ao eliminar os produtos descartáveis de plástico de uso único em todas as lojas da cadeia, que foram substituídos por outros feitos de materiais sustentáveis. Os novos produtos alternativos são fabricados com materiais que respeitam o meio ambiente, como o cartão, a madeira, a cana de açúcar e o plástico reutilizável, que pode ser lavado na máquina lava-loiça após cada uma das suas múltiplas utilizações.
Os novos produtos descartáveis da Mercadona são ainda recicláveis, que é outro dos compromissos assumidos através da Estratégia 6.25: que todos os resíduos possam reciclar-se e ter uma segunda vida. Para facilitar a reciclagem aos “Chefes” (clientes), as embalagens dos novos produtos descartáveis têm um pictograma que indica o contentor no qual se devem depositar. A empresa impulsiona desta forma a economia circular, oferecendo aos seus “Chefes” uma categoria de produtos de uso eficiente e sustentável.
Com a conclusão desta segunda ação, a Mercadona deixa de usar 3.000 toneladas de plástico por ano, o que seria o equivalente a 120 camiões.