Arranca construção da variante à EN222 entre Canedo e Lavagueiras

- Publicidade -

A Infraestruturas de Portugal inicia a construção da nova variante à EN222, com 10 km de extensão e investimento superior a 71 milhões de euros.

A Infraestruturas de Portugal formalizou o arranque da empreitada para a construção da nova variante à EN222, que irá ligar o nó de Canedo da A32/IC2 à zona industrial de Lavagueiras, na área de Serrinha. O investimento previsto ascende a cerca de 71,5 milhões de euros e insere-se num conjunto de intervenções rodoviárias destinadas a melhorar as acessibilidades e a articulação entre os distritos de Aveiro e Porto.

A nova via deverá contribuir para uma ligação mais direta entre a A32/IC2 e a área empresarial de Lavagueiras, ao mesmo tempo que responde ao aumento do volume de tráfego registado na EN222. A obra prevê o prolongamento da variante já existente em Castelo de Paiva, permitindo estabelecer um corredor contínuo entre diferentes polos industriais e zonas habitacionais da região.

A nova variante terá uma extensão aproximada de 10 quilómetros, com uma via em cada sentido. Em cerca de 5,5 quilómetros do traçado – aproximadamente 55% do total – serão incluídas vias destinadas a veículos lentos. A ligação à rede existente será assegurada por oito interseções de nível, distribuídas por dois entroncamentos e seis rotundas, garantindo a articulação com vias locais e acessos a zonas residenciais e empresariais.

A empreitada inclui ainda a construção de duas passagens superiores, destinadas a manter a continuidade da rede viária local, bem como várias estruturas de maior dimensão, entre as quais os viadutos de Vale da Cova, Labrecos e Serrinha. Estão também previstas pontes sobre o rio Inha e o Ribeiro do Portal.

A intervenção pretende melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária neste eixo, ao mesmo tempo que reforça a ligação entre os concelhos de Castelo de Paiva, Gondomar e Santa Maria da Feira.

Foto: Infraestruturas de Portugal

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados