A Mercadona Covilhã irá surgir no City Center Covilhã, centro comercial que deveria ter sido inaugurado durante o segundo trimestre de 2023.
Falar da Mercadona é falar de uma cadeia espanhola que tem vindo a conquistar os portugueses desde 2019. Afinal de contas, quando ainda não existia nenhuma loja da empresa em Portugal, muitos portugueses, quando iam de férias para a zona de Monte Gordo, aproveitavam e pegavam no carro para uma curta viagem para Ayamonte. Aliás, ainda o fazem, até porque, até à data, ainda não existe nenhum supermercado Mercadona no Algarve. Mas esse é um assunto para outro dia.
A Mercadona faz muito sucesso com os seus produtos, é certo, e quem passa por lá deixa-se conquistar pela secção de limpeza, pela secção de cuidados do corpo… e pela secção dos chocolates, que são deliciosos. E isto sem esquecer a secção do pronto a comer, que tem sempre imensa saída.
Desde então, a cadeia espanhola passou a contar com 63 lojas em Portugal, sendo que a mais recente foi inaugurada hoje mesmo, dia 21 de maio, em Fafe, sendo o sétimo supermercado da empresa no distrito de Braga. Até ao final do ano, serão abertas novas lojas em Leiria, Lisboa, Loures, Penafiel, Matosinhos, Porto e Palmela, indo encerrar o ano com um total de 70 supermercados a funcionar em território nacional.
Ora, e como é óbvio, a expansão não ficará por aqui. Por exemplo, fala-se que a marca espanhola irá abrir um supermercado no Algarve, mais especificamente no Nova Retail Park, em Portimão, embora tal não esteja ainda confirmado. Sabemos, isso sim, que irá abrir um supermercado Mercadona na Moita, esperando-se uma abertura algures em 2026. Já para Vila Real, está também em curso um projeto para a abertura de uma loja no município, mas ainda não tem data de inauguração prevista.
E quanto à Covilhã, cujo supermercado já deveria ter sido inaugurado? Pois bem, há novidades. Em resposta a uma fã da marca na sua página de Facebook, a Mercadona confirma que está a “desenvolver um projeto para a abertura de um supermercado nessa localização do concelho da Covilhã”, com abertura prevista para 2026.
Recorde-se que o contrato para a rede espanhola fixar-se na cidade foi assinado ainda em 2023, com instalação no City Center Covilhã, centro comercial que deveria ter sido inaugurado durante o segundo trimestre de 2023, mas que está imensamente atrasado, sendo que não tem, ainda, data de inauguração prevista.
Com uma área total de aproximadamente 18.000m2 e cerca de 20 lojas – número avançado pela CBRE -, o novo centro comercial vai dividir-se em três pisos, dois deles com acesso direto a partir das artérias que circundam o projeto e uma zona de estacionamento com aproximadamente 740 lugares, dos quais 242 se situam à superfície. Além da loja da cadeia espanhola, o City Center Covilhã acolherá as marcas Primark, Leroy Merlin Essencial e um hotel da cadeia B&B.