Mas a cadeia espanhola tem objetivos mais ambiciosos para 2025.
A Mercadona continua a trabalhar no seu compromisso de gestão responsável de resíduos que pressupõe, entre outros, reduzir a utilização de plástico e melhorar a sustentabilidade das embalagens de marca própria.
Dentro da Ação 3 da Estratégia 6.25, a empresa continua comprometida com a reduçãde plástico das embalagens de marca própria.
Para contribuir para este objetivo, a Mercadona, juntamente com o seu fornecedor, redesenhou as embalagens de pastilhas elásticas de Hortelã, Menta, Morango e Menta Fresca 100% Xilitol para reduzir o seu tamanho.
Agora, utiliza-se menos plástico no seu fabrico, menos cartão e otimiza-se a logística com um melhor aproveitamento do espaço – com a diminuição do diâmetro da embalagem reduz-se em 30% o espaço necessário para transportar as mesmas unidades.
A principal medida foi diminuir o diâmetro da embalagem, reduzindo o ar no seu interior e, assim, aproveitar melhor a palete de transporte. Além disso, a embalagem é agora 100% reciclável. Já o rótulo foi substituído por outro do mesmo material que o da embalagem, sendo totalmente reciclável e, portanto, deve depositar-se no recipiente amarelo.
Com isto, a Mercadona reduz o plástico total da embalagem em 15%, o que pressupõe 30 toneladas a menos de plástico por ano, mas mantém a mesma quantidade de pastilhas elásticas por embalagem (70 unidades).
Este movimento está alinhado com outros semelhantes como, por exemplo, a aposta nas recargas em produtos de perfumaria e cosmética, a incorporação de plástico reciclado nas embalagens das pizzas congeladas ou o desenvolvimento de sacos reutilizáveis e sustentáveis.
Já em 2025, a Mercadona tem três grandes objetivos dentro da Estratégia 6.25: reduzir o plástico das embalagens em 25%, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos gerados nas suas instalações.