O prometido é devido.
Hoje, depois de muita antecipação, a Mercadona retomou o seu processo de expansão, com a abertura de um novo supermercado em Lousada.
Localizada na Rua do Barreiro, esta nova loja dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 divididos entre as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora e carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.
Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com vidro duplo, que evita correntes de ar, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético.
Esta loja tem 175 lugares de estacionamento e mais dois para o carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica, contando também com 26 painéis solares com capacidade para produzir 200 kW. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.
Além disso, esta loja gerou 75 novos postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo para a criação de emprego local.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social e Paroquial de Sousela, uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.
De resto, e como já sabem, a próxima abertura acontece a 19 de setembro, com a abertura da Mercadona Corroios.
Mas as inaugurações não ficam por aqui, naturalmente. Em outubro, por exemplo, é inaugurado o Mercadona Tapada das Mercês, bem como o segundo supermercado da cadeia espanhola em Gondomar, que sabemos agora a data de inauguração: 4 de outubro.
De resto, as aberturas continuam em novembro, com lojas em Torres Vedras, Alverca (Vila Franca de Xira) e Braga. E fica fechado o plano, pelo que, se tudo correr como planeado, dezembro não terá qualquer inauguração de uma nova loja Mercadona.
Até ao final do ano serão 49 lojas em território nacional. Já em 2024, a Mercadona vai abrir lojas em Coimbra, Rio de Mouro, Guarda e Évora, supermercado para o qual o processo de recrutamento já está em andamento. Está também nos planos uma abertura na cidade de Leiria.
Relembrar ainda que a Mercadona continua a contratar para as lojas que vai abrir este ano no distrito de Lisboa.