Novo estudo diz que a MEO oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal

- Publicidade - trk
- Publicidade -

Já a Vodafone tem a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total.

É um assunto que se debate há muito tempo, este da qualidade da rede móvel em Portugal. Se uma certa operadora pode ter uma ampla cobertura, isso não quer dizer que funcione necessariamente bem. Mas afinal, qual será a operadora que oferece a melhor experiência no país?

De acordo com um novo estudo da Tutela, empresa especializada na análise de dados de redes e dispositivos móveis, a MEO é a operadora que oferece a melhor experiência de rede móvel em Portugal.

A edição 2021 do relatório anual sobre o Estado da Experiência Móvel em Portugal revela que a operadora oferece aos seus utilizadores a mais elevada Qualidade de Consistência Excelente, com a sua rede a responder em 79,6% das vezes às exigências dos clientes, e estatisticamente empatada com a Vodafone relativamente à melhor pontuação de Experiência de Vídeo, uma nova métrica acrescentada a este relatório.

Por sua vez, a Vodafone demonstrou a maior cobertura do país, tanto para 4G/5G como para cobertura total.

A fim de aferir a experiência móvel em Portugal nos últimos seis meses, a Tutela avaliou mais de 248.000 testes de velocidade e latência, realizados em smartphones de utilizadores dos operadores móveis nacionais em Áreas de Cobertura Comum, entre abril e setembro de 2021.

Para avaliar mais objetivamente quando as ligações móveis estão a permitir aos utilizadores fazer bom uso de aplicações de streaming e jogos online, a Tutela desenvolveu uma métrica designada Qualidade de Consistência.

Em termos simples, são dois conjuntos de parâmetros – Qualidade de Consistência Excelente e Qualidade de Consistência Standard. Se uma ligação atingir o nível Excelente, significa que a ligação é suficientemente boa para aplicações exigentes, incluindo videochamadas em grupo HD ou vídeo streaming a 1080p. Por sua vez, a ligação Standard é suficientemente boa para streaming de vídeo SD, navegação na web, e-mails e chamadas VOIP, mas os utilizadores podem deparar-se com demoras ou buffering ao tentarem utilizar aplicações mais exigentes.

O relatório completo encontra-se disponível aqui.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

MEO oferece temporariamente o custo das chamadas para a Ucrânia a todos os clientes

E disponibiliza, também, o pack Ukrainian TV sem custos acrescidos.

Depois da concorrência, MEO disponibiliza 5G a todos os seus clientes

Grátis até ao final de janeiro. A partir daí, alguns tarifários terão de pagar 5€/mês.
- Publicidade -
- Publicidade - trk
- Publicidade -

Mais Recentes

Volbeat apresentam novo álbum em Lisboa

Os dinamarqueses Volbeat acabam de anunciar o muito aguardado regresso à estrada, para uma digressão pela Europa durante o outono deste ano.