Foi em abril do ano passado que a NOS começou por anunciar suporte ao eSIM a Portugal. Três meses depois, a operadora lançou o primeiro tarifário eSIM para smartwatch. Agora, neste início de ano, também a MEO já lançou o seu primeiro tarifário eSIM.
O que é o eSIM e para que serve?
Na prática, o eSIM faz com que, no mesmo telemóvel, seja possível utilizar dois números: um com o cartão físico e o outro com o eSIM, que é, nada mais, nada menos, que um cartão SIM, mas que está soldado no smartphone em forma de chip. Trata-se de uma evolução, portanto.
Com o eSIM, descarta-se a utilização de dois cartões SIM físicos, que muita gente tende a usar para ter dois números, um pessoal e um profissional num só equipamento. A outra vantagem mais imediata com o eSIM é que será possível utilizar diferentes números no mesmo smartphone. Ou seja, consegue-se associar mais do que um eSIM (número), mas somente um pode estar ativo de cada. É depois possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.
Além disso, mais equipamentos podem usufruir desta tecnologia, tais como tablets, smartwatches e bandas de fitness. E existe uma potencial diminuição do número de avarias.
Por falar em smartwatches, sabe-se que, neste tarifário da MEO, o único equipamento que suporta esta tecnologia em Portugal é o Samsung Galaxy Watch Active2 4G 44mm, que pode ser adquirido na MEO por 10,44€/mês ou por 469,99€. E não, o Apple Watch não é suportado neste momento.
Para já, a MEO tem apenas um tarifário, o M IoT, que, por 2,99€/mês, oferece 200MB de dados móveis e 50 minutos + 50 SMS para todas as redes nacionais.
Este eSIM tem um custo de emissão gratuito para tarifários pós-pagos. Já os clientes com tarifários pré-pagos terão de pagar 10€ para aceder a esta novidade.
Com esta tecnologia, qualquer cliente com o Samsung Galaxy Watch Active2 4G 44mm pode aderir ao tarifário M IoT e deixar o smartphone em casa. No entanto, é preciso ter cuidado com os consumos…
Fonte: MEO