MEO vai mesmo aumentar preços das faturas em 7,8%

- Publicidade -

Péssima forma de começar o ano.

Em outubro do ano passado, a Altice Portugal referiu que ia proceder a uma atualização dos preços da MEO a partir de fevereiro, sem contudo ter definido valores. No entanto, já se previa um grande aumento… e a verdade é que os serviços da operadora ficam mais caros já a partir do próximo mês de fevereiro.

Num email enviado aos clientes, pode ler-se o seguinte: “Nos últimos meses temos vindo a assistir a um aumento substancial e generalizado dos preços, o que teve um forte impacto nos orçamentos familiares e das empresas. O setor das telecomunicações não foi exceção, tendo sido igualmente impactado de forma significativa, especialmente com o aumento dos custos de energia, combustível, logística e equipamentos, este último muito relacionado com a escassez de chips, fundamentais no nosso setor de atividade.

Esta é uma realidade que se verifica desde 2021. Até aqui temos absorvido este aumento de custos, não o refletindo nos preços dos nossos serviços. No entanto, para continuarmos a levar até si um serviço de qualidade, é inevitável atualizarmos o valor da mensalidade dos nossos serviços, conforme contratualmente previsto.

Desta forma, na sequência da nossa comunicação anterior e após publicação pelo INE – Instituto Nacional de Estatística do último Índice de Preços no consumidor relativo a um ano civil completo, tendo por referência a data da presente comunicação, informamos que a mensalidade do seu serviço será atualizada em 7,8%.”

Trata-se de um aumento até superior à taxa de inflação prevista pelo Governo de 7,4%. No caso da MEO, ficam de fora destes aumentos os clientes que só têm voz fixa e os reformados que têm o plano de reformados.

Este aumento é legal?

Infelizmente, sim. Basta que o vosso contrato tenha alguma cláusula que faça referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 0,50€. Caso o vosso contrato não refira este ponto e tenham recebido uma comunicação com este aumento, podem (e devem) reclamar.

Recorde-se que, no início desta semana, a Vodafone tinha anunciado aumentos nos preços das faturas até 7,8% a partir de março, onde também se incluem os tarifários Yorn. A NOS também vai aumentar preços já a partir de fevereiro, embora sem ter divulgado os novos valores, embora se estime que também seja aplicado um aumento de 7,8%.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados