Fomos conhecer os menus que Portugal vai levar às Olimpíadas de Culinária 2020

- Publicidade -

É de quatro em quatro anos que se realizam as Olimpíadas de Culinária. Neste ano de 2020, o certame irá decorrer em Estugarda, na Alemanha, cidade onde estarão presentes mais de 2.000 chefs de 59 países que irão preparar, no total, mais de 7.00 menus para enfrentar aquela que é considerada a maior competição de culinária a nível global.

Faz por isso sentido referir que as salas de exposição de Estugarda irão transformar-se no maior restaurante do mundo. Portugal é um dos países que estará presente no evento, tendo preparado menus especiais para a ocasião. E nós fomos degustar esses pratos.

Para já, falar nas equipas. Portugal terá duas: a senior, com chefs mais experientes, e a junior, com cozinheiros mais novatos que, eventualmente, acabam por dar o salto para a equipa senior.

Na equipa senior, fazem parte nove elementos: o capitão de equipa Celso Padeiro, Luis Gaspar (Capitão Adjunto), Pedro Monteiro, João Silva, Fábio Santos, Marcelo Santos, Diogo Ornelas, Joaquim Sousa (Chef Pastelaria) e João Simões.

Já a equipa junior é composta por 11 elementos, entre eles o pelo capitão de equipa Jorge Fernandes Paulo Vieira, Miguel Ramos, Sérgiu Ursu, André Serra, Tiago Silva, Tomás Pereira, Tomás Morgado, Iuri Duarte, Rafael Pombeiro e João Duarte.

A primeira prova, Mesa do Chef, acontece a 15 de fevereiro. Os chefs portugueses terão de preparar vários pratos num máximo de cinco horas, servindo a refeição a 12 pessoas. Haverá entradas com manteiga ou paté, finger foods, travessa de peixe e marisco, um prato vegan, um prato principal de borrego, uma sobremesa, petit fours e uma escultura de chocolate.

Já a 17 de fevereiro o Menu Quente vai a competição, dividindo-se em três momentos:

  • National Team Rolo de lavagante com coentros, robalo corado com molho de caldeirada, ravioli de robalo, espargos brancos, saladinha de tomate e rebentos;
  • Main Course Portugal – Magret de pato recheado com foie gras e cogumelos, aba leitão assado com molho de vinho do Porto, bolinha de carne crocante, puré de batata doce e salteado de ervilhas, aipo e hortelã;
  • Dessert Portugal National Team – Bolo dacquoise de amêndoa, mousse e sablé de coco, gelatina de manga e maracujá, gelado de manga, fruta fresca

Neste caso, a equipa tem um total de seis horas para a preparação do menu, que será servido a 110 pessoas.

Esta competição é avaliada por um júri de seis elementos e as equipas começam com 100 pontos que vão perdendo consoante as penalizações. Os elementos da equipa portuguesa têm vindo a aprimorar os pratos ao longo do tempo, de modo a que a perda de pontos nestas Olimpíadas de Culinária 2020 seja mínima.

Em 2016, quando aconteceu a última edição das Olimpíadas de Culinária, Portugal conquistou três medalhas. A equipa sénior de competição culinária ACPP conquistou a medalha de Prata na categoria Culinary Arts com o Chef Celso Padeiro e medalha de bronze na categoria Pastry Art com o chef Luis Gaspar. A equipa júnior de competição culinária ACPP conquistou a medalha de Bronze.

Fotos de: Graziela Costa

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados