MENU. Novo projeto oferece refeições nutritivas e de fácil confeção à base de macroalgas da costa portuguesa

Espera-se que os primeiros produtos surjam no mercado algures em 2022.

- Publicidade -

Um leque variado de pratos doces e salgados à base de macroalgas marinhas da costa portuguesa é a proposta do projeto MENU. Coordenado pela investigadora Ana Marta Gonçalves, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Coimbra (UC), este projeto foca-se no desenvolvimento de refeições pré-cozinhadas alternativas, com elevado valor nutricional e de rápida confeção, oferecendo aos consumidores uma dieta rica e saudável. Os primeiros produtos poderão estar no mercado dentro de um ano.

A grande inovação do “MENU: Marine Macroalgae: alternative recipes for a daily nutritional diet” está na utilização completa das macroalgas marinhas e não apenas extratos ou compostos, como acontece em várias indústrias. O objetivo é aproveitar todas as propriedades destas verduras do mar, conhecidas, por exemplo, pelas suas propriedades antivirais, antibacterianas, antidiabéticas, antioxidantes e anticancerígenas, entre outras.

Já foram desenvolvidas várias receitas, tais como arroz com algas, frango com algas, sopas e molhos adicionais. Nos doces, apostaram em compotas, arroz doce e em gelatinas de framboesa e morango, bem como em pudins de vários sabores, nomeadamente amêndoa, baunilha, chocolate e coco. Outros produtos estão em fase de desenvolvimento, como por exemplo mousses.

Naturalmente, já foram realizados alguns workshops, com os participantes a referirem que “gostaram bastante, demonstrando interesse, especialmente no que respeita aos benefícios para a saúde, e destacaram o sabor e textura agradáveis”.

Este projeto, que é financiado pelo Fundo Azul – um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral de Política do Mar destinado a apoiar a investigação científica –, visa também dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para a produção e consumo de produtos sustentáveis e melhoria da nutrição.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Oficina do Duque celebra Dia ao Contrário com menu especial que começa pela sobremesa

É já amanhã, dia 31 de janeiro, que se celebra o Dia ao Contrário, que, tal como o nome...

O Hotel do Sado tem uma nova carta que está a fazer furor

A nova carta do Hotel do Sado Business & Nature tem sido um sucesso, graças a propostas que juntam...

Avenida SushiCafé tem novo menu de almoço e novidades no bar de cocktail

Depois das propostas quentes de Inverno - cinco pratos de comida tradicional japonesa que se tornaram míticos e já...

AdLib lança nova carta de jantar

Nos pratos principais, podemos encontrar desde peixe fresco da costa portuguesa ao apreciado porco preto do Alentejo, que se destacam numa nova carta com receitas aromatizadas e decoradas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.

Burger King abre novo restaurante em Sesimbra

É o 12º spot da marca no distrito de Setúbal e o segundo em Sesimbra.

Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.