As 5 melhores dicas para deixar a casa segura enquanto vais de férias

Uma das preocupações mais comuns a qualquer pessoa é manter a casa segura contra eventuais roubos, especialmente na altura do verão. Existem famílias que ficam fora uma, duas e três semanas e, além do dinheiro, também a perda dos objetos de valor sentimental é suficiente para estragar as férias tão carinhosamente planeadas. Assim, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, traz as melhores dicas para evitar situações de roubo enquanto estás fora.

1. Mantém uma atitude preventiva

- Publicidade -

Existem hoje em dia imensos sistemas de segurança que podes instalar. Desde câmaras de vigilância, a grades, cercas elétricas e alarmes – opções não faltam. Não exponhas demasiado os teus objetos de valor como televisões ou computadores; se não vais estar em casa é importante fazê-la parecer discreta. Pondera também comprar um cofre, ou arranjar um local seguro onde possas guardar os teus objetos mais valiosos. Sabias que os arbustos muito densos podem ser um bom esconderijo para ladrões? Tem especial atenção ao teu jardim, se tiveres, claro, antes de ires embora.

2. Tem atenção às portas e janelas

É imprescindível colocar, nas portas que dão acesso para o exterior, fechaduras com trancas resistentes. Se os inquilinos anteriores mantiverem uma chave da fechadura, troca-a de imediato. Nunca emprestes as chaves a alguém em quem não confias na totalidade e certifica-te de que deixas tudo trancado antes de sair. Nas janelas de fácil acesso, coloca fechaduras interiores ou grades de proteção, para impedir entradas indesejadas.

3. Avisa um vizinho ou um familiar de que estarás fora

Estabelece relações de confiança com os teus vizinhos e ajudem-se uns aos outros. Enquanto estás fora, a atenção extra do teu vizinho ou familiar poderá ser essencial para evitar assaltos. Se tiveres confiança para isso, pede-lhe que recolha as tuas cartas, de forma a não ficar a acumular na caixa de correio à vista de todos, dando a entender que a casa está vazia. Podes também pedir-lhe que abra as persianas durante o dia ou ligue as luzes durante a noite, fazendo parecer que está sempre alguém dentro da casa.

4. Tem cuidado com os desconhecidos

Nunca digas a um desconhecido ou alguém em quem não confias totalmente que vais estar fora e durante quanto tempo. Nunca deixes que ninguém entre na tua casa sem que primeiro se identifique; em caso de dúvida, não os deixes entrar, poderão estar a fazer reconhecimento para, mais tarde, voltarem quando a casa se encontrar vazia.

Evita também a partilha de fotografias ou qualquer informação sobre as tuas férias nas redes sociais, pois dará a entender que a tua casa está vazia, facilitando a atuação dos assaltantes. Deixa estas publicações para o pós-férias.

5. Pede apoio à PSP

Finalmente, sabias que, se fores de férias entre os meses de julho e setembro, podes pedir que as missões de patrulha da PSP passem frequentemente na tua habituação? Ninguém melhor que os profissionais para perceberem se a tua casa está ou não em perigo; além disso, as zonas mais vigiadas são as zonas mais segura, certo?

Não existe um ingrediente secreto contra os assaltos, por vezes basta um momento de má sorte. No entanto, existem sim cuidados extra que podes ter para garantir que fizeste tudo o que podias para estar prevenido. Entre outras, estas cinco dicas ajudarão a manter a tua casa segura e a evitar dissabores aquando do teu regresso.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

10 dicas para melhorar e otimizar o vosso espaço de Home Office

O último ano veio alterar, talvez definitivamente, a forma como pensamos e usamos a nossa casa, desde logo devido à necessidade de fazermos dela o nosso local de trabalho.

Seis dicas para fortalecer a segurança dos perfis nas redes sociais

Agora que vivemos, trabalhamos e dependemos cada vez mais da Internet, também podemos estar mais expostos a riscos de segurança inevitáveis.

Oito dicas para proteger a nossa casa do frio e do mau tempo

São sugestões da Zurich Portugal que não só ajudam a garantir um maior conforto da família em casa, mas também a prevenir possíveis danos na habitação, equipamentos e mobiliário.

E porque não aproveitar a quarentena para melhorar a caligrafia?

O Estado de Emergência obrigou-nos a fazer uma pausa no ritmo frenético do estilo de vida habitual. E isto significa que, de momento, surgiram boas oportunidades para iniciar atividades ou hobbies que, até agora, se encontravam por explorar por falta de tempo.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Partilha. Ex-concorrentes de Hell’s Kitchen abriram restaurante em Braga

O espaço foi inaugurado em outubro do ano passado e funciona de terça a sábado.

Troço da EN10 entre Marateca e Pegões será integralmente reabilitado

A concretização deste projeto assegurará a melhoria das condições de circulação, segurança e conforto dos milhares de utentes que diariamente circulam na EN10.