Mediatek não quer deixar a Qualcomm fugir num mercado em franca expansão e prepara concorrente para o Snapdragon X Elite.
A Qualcomm decidiu enfrentar a AMD e a Intel, e já lidera o esforço para entregar uma nova onda de portáteis Windows equipados com chips ARM. A fabricante, que é mais conhecida pelos seus SOCs para smartphones Android, é atualmente a única que lidera esse ataque. Trata-se de uma situação lucrativa para a Qualcomm que conta com o apoio da Microsoft, e das principais fabricantes que correm para os seus novos chips Snapdragon X Elite. A situação é tal que poderia redistribuir os cartões no campo dos portáteis Windows, alguns anos após o aparecimento dos chips Apple Silicon nos Macs (e iPads).
O interesse renovado no Windows em PCs ARM e Copilot+ não deixou outro especialista em chips indiferente. Segundo informações da Reuters, a MediaTek está a desenvolver um novo chip para computadores equipados com sistema operativo Windows. O chip chegaria “no final do ano que vem”, após o fim do acordo de exclusividade entre a Qualcomm e Microsoft. Este é o rumor do interesse da MediaTek no mundo dos PCs após rumores de uma colaboração com a Nvidia em torno de um chip equipado com GPU dos gigantes verdes.
Neste momento, ninguém sabe se a Microsoft aprovou o chip da MediaTek para o programa Copilot+. Para entrar nesta categoria, o processador deve ser capaz de realizar mais de 40 TOPS (mais de 40 triliões de operações por segundo). A duração da bateria da máquina deve ultrapassar um dia e o PC deve aceder aos modelos de IA mais avançados. No momento do seu lançamento, porém, pode-se imaginar que a MediaTek vai procurar a aprovação da Microsoft. Os esforços da fabricante também seriam uma boa notícia para a Microsoft que procura promover o Windows em ARM, a ponto de complicar a tarefa da Intel ou da AMD.
Mediatek interessada em chip para concorrer com o Qualcomm Snapdragon X Elite
No âmbito da Computex 2024, o CEO da ARM falou das grandes ambições da sua empresa para o mercado de PCs. Segundo René Hass, a ARM pode capturar mais de 50% do mercado de computadores Windows nos próximos cinco anos. “A participação de mercado da Arm no Windows – eu realmente acho que nos próximos cinco anos poderá ser superior a 50%”, disse à Reuters em entrevista. Uma ambição partilhada por Cristiano Amon, já que o CEO da Qualcomm explica que os chips Snapdragon poderão capturar entre 40 e 60% das vendas de PCs dentro de três anos. Uma coisa é certa: o setor está prestes a passar por muitos desenvolvimentos e a democratização das tecnologias de IA dá motivos para otimismo.