MediaMarkt vai desaparecer em breve de Portugal após aquisição por parte da FNAC

- Publicidade -

Quem diria.

A MediaMarktSaturn, filial da Ceconomy, acordou com a retalhista francesa de eletrónica Fnac Darty a venda do negócio português da MediaMarkt. A Fnac Darty Portugal, uma subsidiária integral da Fnac Darty, irá adquirir 100% da MediaMarkt Portugal, incluindo as 10 lojas físicas no país, o negócio online e cerca de 450 funcionários.

Em comunicado, Karsten Wildberger, CEO da Ceconomy e da MediaMarktSaturn, avança que, e apesar do “forte desempenho” da equipa local, que o negócio em Portugal “ainda é demasiado pequeno para alcançar uma posição de liderança no mercado”. No ano fiscal 2021/2022, a MediaMarkt Portugal gerou um volume de vendas na ordem dos 140 milhões de euros, muito longe dos 370 milhões de euros alcançados pela FNAC.

Já Enrique Martinez, CEO do Grupo FNAC DARTY, afirmou que a presença da marca em Portugal “tem sido uma história de sucesso desde há 25 anos”, ainda acrescentando que o anúncio de hoje “abrirá um novo capítulo de expansão bem-sucedida”. “A aquisição da MediaMarkt Portugal permitirá à FNAC aumentar a sua dimensão em Portugal, um mercado dinâmico e relevante para o Grupo, sendo esta uma oportunidade para alcançar uma forte posição de mercado, assim como replicar o modelo de eficiência e complementaridade já demonstrado pela fusão entre a FNAC e a Darty em França, em 2018”, referiu o CEO do Grupo FNAC DARTY. Além disso, salientou o responsável, esta aquisição “permitirá unir forças no pós-venda e outros serviços e alargar a nossa ação no desenvolvimento de um consumo responsável e de uma economia circular”. “Em breve, desejo poder dar as boas-vindas aos 450 funcionários da MediaMarkt Portugal e compartilhar com eles esta nova aventura de criação de valor para todos os nossos stakeholders”, rematou Enrique Martinez.

Sob reserva de aprovação pelas autoridades competentes em matéria de concorrência, o negócio deverá ser fechado no Verão de 2023. Até que a transição da marca esteja concluída, a MediaMarkt continuará a operar em Portugal, mas, em todo o caso, as lojas acabarão por desaparecer, num processo de rebranding, o que dará à FNAC Portugal lojas gigantes no país.

Após 25 anos de crescimento em Portugal, a FNAC tem atualmente uma rede de 35 lojas FNAC, o site oficial, seis centros PC Clinic e uma loja Nature et Découvertes.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados